Home / Brasil

BRASIL

Ex-funcionário descobre golpe e aluguel de crianças em aeroporto

Cerca de 20 pessoas compõem esquema de golpe que consiste em alugar crianças para pedir esmola


			Terminal do aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo
César Leandro

Descoberto por um ex-funcionário do aeroporto de Guarulhos, o esquema de mendicância de Marcelo chamou a atenção de pessoas que frequentam o aeroporto. A cada dia, o homem escolhe e aluga uma “esposa” diferente, que sempre está acompanhada de uma criança.

Ao menos 20 pessoas compõem o esquema. Os integrantes do esquema se revezam em turnos de 12 horas, a fim de manter o negócio ilícito funcionando dia e noite “Fico sentado e passam mil pedintes. Sou capaz de falar o horário de cada um. Vou ser bem honesto, isso aqui, uma vez falei com a assistente social, é uma máfia.” relata uma testemunha.

Para conseguir o dinheiro, os golpistas simulam que são pais de famílias passando por uma situação de necessidade ou que perderam o voo, em seguida, pedem ajuda financeira para reagendar a viagem. Os golpistas escolhem o terminal 3, que é reservado para voos internacionais, é onde concentram os estrangeiros.

Com a presença de crianças alugadas durante abordagens, as vítimas se sentem sensibilizadas e acabam ajudando, mas na verdade estão sendo roubadas. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo afirmou que a 3ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) apura a denúncia feita.

O Conselho Tutelar de Guarulhos afirmou que o colegiado de Cumbica, região onde fica o aeroporto, não recebeu denúncias sobre violações dos direitos das crianças usadas por adultos que pedem esmolas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias