Home / Brasil

BRASIL

Operação desmantela quadrilha que importava produtos eletrônicos falsos do Paraguai

Polícia Federal e Receita Federal fecham cerco a organização criminosa que comercializava celulares falsificados no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Operação desmantela quadrilha que importava produtos eletrônicos falsos do Paraguai

A Polícia Federal e a Receita Federal realizaram na última quarta-feira (16/8) a Operação Sign Off, cujo objetivo foi desarticular uma organização criminosa especializada na importação de produtos eletrônicos falsificados do Paraguai para comercialização em estados do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão nas cidades mato-grossenses de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta e Rondonópolis, além de Ponta Porã. Ao todo, 180 policiais federais e 74 auditores-fiscais participaram da operação.

Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma e 28 empresas foram fechadas temporariamente pela polícia durante as investigações. Cerca de 300 celulares falsificados foram apreendidos, muitos deles escondidos em lojas de um shopping popular de Cuiabá, que teve as atividades interditadas.

Segundo as autoridades, o prejuízo causado à organização criminosa é estimado em R$ 4 milhões. As investigações apontaram que o grupo movimentava altas quantias em contas de empresas de fachada para ocultar a origem e o destino dos valores enviados ao exterior para a compra dos produtos falsos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

O superintendente da Receita Federal da 1a Região Fiscal, Antônio Henrique Lindemberg Baltazar, destacou a gravidade deste tipo de crime, afirmando que "esse é um crime cuja movimentação financeira é responsável pela manutenção das próprias organizações criminosas", não se tratando, portanto, de "um crime pequeno".

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de capitais. Somadas, as penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias