Home / Cotidiano

COTIDIANO

Saúde ocular depende de práticas simples

Da redação, com informações do site Capital Teresina

Simples hábitos como lavar as mãos, retirar a maquiagem de forma adequada, fazer a limpeza correta das lentes de contato ou usar colírios recomendados por oftalmologistas podem evitar sérias doenças relacionada à saúde dos olhos. Na sexta-feira, 10 de julho, comemorou-se o Dia da Saúde Ocular e a Organização Mundial da Saúde alertou que 60% dos casos de cegueiras podem ser evitados com práticas fáceis.

O contato com fungos, bactérias e outros organismos faz parte da rotina diária da população, pois eles estão por toda a parte, logo, é imprescindível que a lavagem das mãos se torne um hábito repetitivo ao longo do dia. O simples ato de lavar a mão pode evitar sérias doenças ao olho humano. Já para quem usa lentes de contato, os cuidados devem ser redobrados. Segundo o oftalmologista José Herculano, estes pacientes são mais suscetíveis a doenças oculares.

"Os pacientes que usam lentes de contato e não fazem a higienização adequada correm sérios riscos de desenvolver doenças como úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e até mesmo cegueira. Por isso, a importância de usar lentes oculares recomendadas por especialistas, assim como, a limpeza das mesmas com soluções específicas", explicou.

As mulheres devem ter o cuidado ainda, com o uso de maquiagem, ou melhor, com a retirada do produto. O demaquilante é um importante aliado para a retirada da maquiagem, mas se não for usado corretamente, pode entupir glândulas e causar problemas com o terçol, daí a importância de após o uso do produto, lavar a região dos olhos com água corrente.

Outro fator que pode gerar problemas como ardência, coceira e inflamações na região dos olhos é a poluição ambiental. Os poluentes podem danificar glândulas que secretam lágrimas e assim deixar os olhos mais suscetíveis a inflamações. Uma boa dica para quando o ambiente estiver poluído ou seco é utilizar umidificadores de ar e evitar locais com ar condicionado sem manutenção.

Se mesmo tomando todos os devidos cuidados, os problemas oculares surgirem é importante procurar um oftalmologista para receber orientações médicas. Recomenda-se que pelo menos uma vez ao ano seja realizado consulta com um especialista da área.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias