Home / Cultura

CULTURA

“O Grande Irmão está te observando”

A literatura da primeira metade do século XX revelou ao mundo a obra de George Orwell, considerado hoje um dos mais importantes literatos da história recente. Nos anos 1940 publicou suas duas obras mais conhecidas, ambas munidas de profunda consciência das injustiças sociais. ‘A revolução dos bichos’, novela satírica publicada em 1945, narra a tentativa dos animais de construírem uma sociedade utópica para verem-se livre dos humanos. ‘1984’, concluído em 1948, narra a vida de Winston, única pessoa que mantém a noção de liberdade em um mundo vigiado câmeras. Exatos 47 anos após sua morte, Orwell continua sendo uma grande influência na política, na mídia e na literatura mundial.

Nasceu em 25 de junho de 1903 na cidade de Mothiari, na Índia (então ocupada pela Inglaterra). Ainda bebê, mudou-se com a mãe e as irmãs, que se estabeleceram em Henley-on-times, uma pequena cidade da Inglaterra. Eric Arthur Blair (nome de nascimento de Orwell) acreditava no socialismo democrático. Opôs-se ao socialismo soviético, regime que denunciou no livro ‘A revolução dos bichos’, um de seus livros mais celebrados. Também era associado à proposta anarquista, tendo em vista que defendia a autogestão e o autonomismo. Orwell morreu aos 46 anos, na cidade de Londres, vítima de tuberculose.

Vocabulário

Termos como ‘cold war’ (guerra fria) e ‘big brother’ (grande irmão) são neologismos criados por Orwell através da literatura e que se fixaram no imaginário popular pela recorrente reutilização. Seu sobrenome artístico também foi transformado em palavra. O termo ‘orwelliano’ é muitas vezes utilizado para descrever políticas sociais totalitárias ou autoritárias. A palavra remete às críticas tecidas pelo escritor em sua literatura. A palavra já foi incluída nos dicionários britânicos. No dicionário online Priberam, da língua portuguesa, a palavra ‘orwelliano’ é descrita com o seguinte significado: “Que ou quem admira ou que se dedica  ao estudo e à investigação da obra de George Orwell”.

A palavra Big Brother, utilizada para dar nome a uma franquia de reality-shows da produtora de TV holandesa Endemol, popular em vários países do mundo, saiu do livro mais famoso de George Orwell: o romance 1984. O uso da palavra em tal contexto brinca com a ideia de vigilância constante das câmeras as quais os participantes do reality show se submetem. Apesar do uso jocoso da palavra em um programa de entretenimento midiático, na literatura de Orwell a palavra Big Brother (Grande Irmão) tem conotação política, e é usada para dar nome a um ditador misterioso, que em um futuro próximo, tem o poder de vigiar toda a população através de câmeras.

Prática


No fim dos anos 1920, quando decidiu tornar-se escritor, Eric Arthur Blair resolveu expor-se a uma situação pouco provável de extrema pobreza, para que depois pudesse narrá-la de forma literária. Em Paris, com algumas economias, tentou lecionar aulas de inglês, mas logo perdeu todos os alunos e foi roubado. Passou fome, e teve até que penhorar as próprias roupas. Em seguida partiu para a Inglaterra, onde conviveu intensamente com mendigos de Londres, perambulando de albergue em albergue em busca de comida, pouso e cigarros. Tal vivência deu origem ao livro ‘Na pior em Paris e Londres’, que foi recusado por várias editoras até ser publicado em 1933. Surgia primeira obra lançada sob o pseudônimo George Orwell.

Durante a Revolução Espanhola (1936–1939), Orwell juntou-se ao POUM (Partido Operário de Unificação Marxista), uma milícia que se opunha ao regime autoritário de Francisco Franco, aliado de Adolf Hitler e Benito Mussolini. Durante um conflito armado na Espanha, Orwell teve suas cordas vocais danificadas por um tiro, que o atingiu no pescoço, saindo pelas costas. Sua voz foi levemente afetada, adquirindo aspecto feminino. A experiência vivida pelo escritor em meio a Revolução Espanhola foi narrada no livro ‘Lutando na Espanha’ (originalmente chamado de ‘Homenagem à Catalunha’), publicado pela primeira vez em 1938, na Inglaterra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias