Home / Economia

ECONOMIA

Marconi anuncia nova parceria para produção de energia solar em Goiás

A extensão da produção de energia solar no Estado de Goiás foi anunciada como nova meta de gestão pelo governador Marconi Perillo nesta terça-feira. De acordo com ele, os projetos voltados para a captação de energia, a partir de fontes renováveis, estão sendo viabilizados a partir de parceria com a empresa Jalles Machado, sediada em Goianésia, que tem experiências com o desenvolvimento de tecnologias no setor.

“Vamos começar agora uma experiência pioneira no Estado com consorciamento de cogeração solar em parceria com o grupo energético Jalles Machado e, conforme bem adiantou o Vilmar (Rocha), nós estamos bem interessados na discussão em relação à energia solar”, anunciou o governador durante a abertura do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia.

Marconi ressaltou que o Estado de Goiás recebe energia solar em abundância na maior parte do ano e que, portanto, sustenta o investimento na fonte renovável. “Nós não vamos aqui produzir energia eólica, porque não é essa a nossa vocação. Mas temos muita condição de investir na energia solar. Nós temos pelo menos oito meses do ano com muito sol e nós vamos dar vazão a essa possibilidade”, afiançou.

A reunião em Goiânia é a quarta realizada neste ano. As outras ocorreram em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Coordenado pelo secretário Vilmar Rocha (Secima), representante de Goiás no Fórum e também da região Centro-Oeste na Empresa de Pesquisa Energética do Ministério das Minas e Energia. O encontro tem como premissa debater o uso racional dos diferentes tipos de energia. Na pauta, destacam-se os seguintes temas: “A Inserção da Energia Solar na Matriz Energética Brasileira – Oportunidades e Desafios”, “Risco Hidrológico” e ainda um painel sobre o atual cenário do setor petrolífero no Brasil.

“Nós somos hoje um Estado que tem uma presença muito forte na geração de energias renováveis. Nós já somos o segundo maior produtor de cana de açúcar, temos também a segunda maior produção nacional de etanol. É impressionante o quanto nós crescemos nos últimos 20 anos nessa área”, destacou o governador.

Ele pontuou também que Goiás é, atualmente, grande produtor de biomassa, possui inúmeras indústrias de biocombustível, além de se destacar na produção de hidroeletricidade. O governador disse ainda que espera que a situação da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê seja resolvida até fevereiro de 2016, “pois interessa a toda região Centro-Oeste, além de São Paulo”.

“Somos um grande produtor, quer nos rios e lagos, quer nas divisas com outros estados, de hidroeletricidade. Contando os lagos e as divisas, Goiás produz 10 mil megawatts de energia hidroelétrica. Somos um grande cogerador de energia, a partir do bagaço da cana. Creio que já estamos com quase 1 mil megawatts de energia produzida a partir do bagaço da cana. Essa experiência começou há cerca de 14 anos aqui e, hoje, 17 das nossas 37 usinas já cogeram energia”, disse.

Além de secretários de Minas e Energia de todo o país, também participam do encontro o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; o diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar, Rodrigo Lopes Sauaia; e o diretor presidente da Kyocera, Sérgio Benicá.

O Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia foi instituído em 1995 e conta com a participação das 27 unidades da federação. Sua missão é contribuir para o aperfeiçoamento da política energética brasileira, articulando e fortalecendo a atuação das secretarias estaduais de energia, e estabelecendo canais de comunicação com o governo federal.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias