Home / Opinião

OPINIÃO

A conquista da mulher gerou uma crise masculina

Raquel Mendes , Especial para Opinião Pública

Segundo os estudiosos da Psicanálise, estão habituados a receber em seus consultórios familiares de seus pacientes. Diz Serge Hefez, em seus vinte e cinco anos de experiência, quase sempre era a mãe que comparecia ao consultório, mas nos últimos anos, um número crescente de que o pai que acompanha o tratamento dos filhos, é sinal de que há homens em plena transformação, cada vez mais disposto a assumir tarefas tidas como femininas, gerando uma crise em torno do conceito de masculinidade, apontando quatro constatações que desenham um novo cenário.

Importam mais com a prole: só agora estabeleceram  maior conexão, com as crianças, participando dos primeiros cuidados, como por exemplo, trocando fraldas e alimentando o bebê, independentemente da mãe estar por perto, tarefa essa que era realizada pela mãe, isto é, totalmente de natureza feminina!!!

Obrigados a mudar: não foi um desejo natural, os homens foram forçados a adaptar em novos tempos. Então, se não fossem as novidades ocorridas no mundo feminino, não creio que eles estariam mudando por livre e espontânea vontade. A mulher adotou muitas novas atutudes que os homens deixaram de identificar só o papel de guerreiro viril e acabaram ganhando muito com isso, ganhando liberdade para que sejam eles mesmos, sem necessidade de provar sua masculinidade para sí e para os outros.

Novos conceitos estão se formando: as mulheres conquistaram o mercado de trabalho, os homens por sua vez ingressaram nas áreas tradicionais das mulheres, cuidando de casas e filhos, caminhando todos nós para sermos "pessoas universais" Ao vestir terninho, a mulher não se masculinizou e ao cuidar do lar, o homem não perdeu sua masculinidade. Os conceitos mudaram.

Os homens estão mais amorosos: ambos os sexos agora podem assumir o mesmo papel, ouve uma revisão de papéis que a própria sociedade criou naturalmente,sendo um padrão de mudança muito positiva. O homem hoje pergunta a si mesmo "O que é ser bom pai" "O que é esperado de mim". Com meu olhar de mulher e estudiosa da evolução da classe feminina, sem ser feminista, observo que há muitos homens muito interessados em serem mais amorosos e atenciosos com  toda família, principalmente com os filhos e a companheira, sem se preocupar com críticas, que antes mexia com sua masculinidade, sendo hoje, visto como uma mudança muito positiva.

(Raquel Mendes, graduada em Direito, pós em Gestão Pública, mestra em Ciência da Educação e doutoranda em Direito Civil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias