Home / Opinião

OPINIÃO

A indústria sob o PT

Vai de mal a pior o setor industrial de acordo com os gráficos da Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo – Fiesp. Sob Lula, num breve momento em que todo o resto do mundo ia bem, a participação do setor no PIB  ficou acima de 16%, caindo dramaticamente desde então. Sob Dilma, já estamos em 11,5%,  mas caindo e a perspectiva é de que esse número mergulhe a 10,6% ao final do ano. Com energia cara, juros altos, impostos escorchantes, legislação punitiva, crédito restrito, infraestrutura avoenga e toda a economia em baixa, esse número, em breve, será de um dígito! Nos tempos de FHC, a fatia da indústria no PIB foi superior a 15%, e no período militar então – aquele tão demonizado pela petralhada – foi bem superior a 20%. Países dinâmicos como Tailândia, China e Coreia do Sul têm o setor industrial com participação acima de 30%. Na América Latina, o México,  com 17,8%, supera-nos com folga e até  Argentina e  Venezuela, ambas quebradas, têm performance melhor que o Brasil.  Sempre bom lembrar que país algum se emancipa sem o dínamo de uma indústria forte e competitiva, justamente o oposto do que está acontecendo em nosso País. Mas não era o PT que tinha solução para tudo e prometia a Redenção, com uma administração diferente de tudo que havia até então?  O que, afinal, aconteceu com a indústria nacional no Brasil “depois de Lula”?

(Silvio Natal, via e-mail)


Livramento

Enquanto arrumava as roupinhas que sobraram do enxoval do seu filho-anjo, racionalizava os acontecimentos. Criara vários filhos de ventres alheios, contudo, o único fruto de suas entranhas não vingara. Nasceu vivo, quase morto. O parto fora assistido por uma parteira da região. Muito depois, explicou-lhe um médico que a criança era grande demais. Deveria ter sido realizada uma cesariana.

Das Dores remoeu aqueles detalhes de sua sofrida biografia após assistir pela televisão a notícia da morte de um homem negro por truculentos policiais racistas. Era um rapaz lindo, com a pele de chocolate! Se vivo, seu João Carlos teria a mesma idade dele. Poderia também ter tido a mesma trágica sina! Certamente, Deus a poupara daquele martírio. Entendia, assim, os desígnios divinos.

A pagãzinha bordada com capricho em suas mãos, Das Dores a usava para enxugar as grossas lágrimas que lhe rolavam pelas faces sulcadas. Beijava-a como se fossem as bochechas do tão esperado filho, precoce e bruscamente retirado de seus braços.

Lembrava-se com nitidez dos olhos escuros e amendoados de João Carlos, tão parecidos com os do rapaz do noticiário!

(Kátia Brenner Queiroz, médica radiologista)


Relações Exteriores

A diplomacia brasileira em outras épocas era respeitada mundo afora. Não resta a menor dúvida o profundo conhecimento  que seus integrantes devem ter. Mas nos últimos 12 anos tal quadro mudou por uma opção política desvairada. Só comentarei o imbróglio Brasil x Indonésia. Por acaso mundo afora alguém já comprou algum manufaturado "made in Brasil". Aqui, dentre outros países da Ásia, o Brasil está invadido de produtos "made in Indonésia". Então vamos baixar a crista e respeitar a autodeterminação dos povos, política que tanto pregamos, e vamos trabalhar que é o que interessa. A Indonésia deve fuzilar sim qualquer um que desobedeça suas leis.Exemplo que deveria ser seguido por nós.

(Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, via e-mail)


Um bom ‘aprendizado’

A seca que, segundo o governo federal, está causando o aumento da conta de energia parece estar alcançando também o setor de educação. Tanto que acaba de evaporar a verba para novos contratos do Fies - o programa de financiamento estudantil do governo federal. Como resultado, ficam ao sereno os estudantes que, acreditando nas lorotas de campanha, deram mais 4 anos ao PT. O lado bom da história é que esses jovens ‘aprenderam’ que não dá para confiar nas promessas dessa gente e muito menos que o governo da "presidenta" pretenda fazer do Brasil uma “pátria educadora” como pretende o slogan engana-trouxa do segundo mandato.

(Silvio Natal, via e-mail)


Lula

“Lula é mais do mesmo: as elites, o controle da imprensa, nós e eles...Disco furado”

(Tânia Tavares, via e-mail)


Uma boa ideia

Vimos diariamente uma briga sem fim. Um governo extremamente corrupto que bota a culpa de seus fracassos  em um  outro. De um lado o PT e do outro o PSDB. Os algozes Lula e FHC. Não aguento mais. Sugiro então o seguinte: que tal cassar os direitos políticos de ambos por um prazo de pelo menos 20 anos. Ficaríamos livres destas mazelas por um bom tempo. Talvez findo o prazo nenhum dos dois mais existam. Não é uma boa ideia?

(Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, via e-mail)


Aumento absurdo

A mídia divulgou que os estagiários da Assembleia Legislativa do Rio tiveram um aumento de 100% nos seus rendimentos. O que se pode esperar das casas legislativas de todo o País?  Nada. Só coisa ruim. Aliás, para que serve um estagiário naquelas casas? Vão aprender a roubar, desviar dinheiro público, legislar em causa própria, além de não trabalharem. Não é à toa que o País encontra-se em situação falimentar. Ajudados obviamente por um Judiciário ineficiente e um Executivo corrupto.

(Iria de Sá Dodde, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias