Home / Opinião

OPINIÃO

Proposta para o fim da corrupção na Petrobras

Hoje resolvi trazer às autoridades da Polícia Federal e judiciárias uma solução para se acabar com a corrupção na Petrobras. Trago às autoridades e apresento à nação. Não tenho a pretensão de abolir de vez esse câncer que existe desde que o mundo entrou em vigor, talvez muito antes da babilônia, muito antes do rei Salomão, muito antes de Hamurabi com seu código penal e sua lei de talião (ops, com t minúsculo mesmo, de Lex talionis).

O meu projeto de lei (PL) de extirpar a roubalheira ou cleptocracia na nossa grande petroleira é simples e objetivo: acaba-se com a Petrobras. Ah, mas, certamente irá surgir uma algazarra de vozes em protesto ao meu projeto. Não tem por quê, eu os rechaço todos com soluções e muitos argumentos. Ah, não pode porque a Petrobras encarna e materializa aquele brado getulista de “o petróleo é nosso”! Não tem motivos, existem outros símbolos nacionalistas. Como exemplos o carnaval, o acarajé, o silicone, o biodiosel (da mamona), o milho e até a mandioca.

Ah! Mas assim nosso petróleo acaba e como fazer com.... Eu repilo sem quê nem para quê. Os automóveis passam a rodar com etanol e biodiesel, voltam os bondes elétricos e outros veículos a eletricidade. E mesmo se faltar alguma dessas formas de energia que voltem o emprego dos   semoventes. Aliás, como seria romântico ver expedições e passeios num coche, numa caleça, numa jarrete,  num bonde de tração animal.  Não perdendo de vista que as pessoas podem se tornar automóveis com a bicicleta e fazer caminhadas calçadas de tênis. Com estes instrumentos traz-se uma enorme vantagem, a saúde do coração. São palavras do dr  Zerbini, “a vida  das coronárias está na sola dos pés”.

Meu projeto de apagar a Petrobras do mapa terá outras consequências justas e isonômicas para o povo brasileiro. Primeiro que todo o dinheiro surrupiado de seus poços volte ao seu patrimônio, não em conta secreta, mas que todo brasileiro tenha acesso através do portal Transparência Brasil. Tudo tem que ser feito antes que a sua cotação se esvai nas bolsas de valores. Bovespa e Nasdaq por exemplo. Eram 400 bilhões de reais o seu patrimônio antes de deslindar-se a roubalheira. Hoje não passam de 200 bi a sua avaliação nas bolsas de negócios  do gênero . Mas, repatriando tudo que foi roubado deve ser próximo desse valor, 200 bi de reais. O que fazer com esse saldo? Simples, o petróleo não é nosso? Segundo o ufanista slogan getulino? Rateia-se essa grana entre os brasileiros. Somos 200 milhões de patrícios, cada um receberá 1000 reais. Olha só a justiça funcionando. Ela que é “cega de olhos vendados”. Pelo menos na estátua, porque o que tem de juízes desvendado os seus olhos não está escrito.

E os larápios que esconderam dinheiro na Suíça, em paraísos fiscais, nas meias (meiões) e nas cuecas? Com esses gatunos não poderá haver nenhuma condescendência. Xilindró e óleo de peroba para eles. Nada de prisão domiciliar, cartão amarelo ou delação premiada. Prêmio se dá para quem ganha na megaSena ou loteria esportiva. Preso é presidiário e tem que cumprir pena em penitenciária. Tornozeleira  ou  munhequeira eletrônica, que castigo é esse? Fora de cogitação! Prisão no próprio domicílio! Quanto contrassenso! O sujeito fica no bem-bom de sua casa, rodeado de afagos e mimos da família e ainda tem segurança paga pelo Estado, isto é, por todos nós brasileiros e patriotas  pagadores de tributos.

No frigir dos bolinhos e das batatas o que se tem de certo é que a culpada da corrupção é a própria Petrobras. Não entenderam? Explico-me: ninguém mandou que ela fosse bilionária. Com isso ela despertou o instinto cleptomaníaco de muitos políticos e executivos da própria empresa. Então nada mais eficaz do que a extinção do mal pela raiz. Assim fechando-se a petroleira, distribui dinheiro às pessoas e todos saem felizes. E certamente o serão para sempre.

O princípio da culpa nesse caso da Petrobras se equipara ao mesmo de uma dispensa com uma queijaria. As ratazanas lá vão não por culpa delas (roazes e ladravazes), mas pela riqueza de queijos nesse depósito. O mesmo princípio dos cupins. Essas pragas não serão extintas se não destruir o cupinzeiro e a rainha dessas térmites, o mesmo princípio da saúva com o formigueiro.

Portanto, deixo aqui, sem patente, o meu PL da abolição da corrupção nesse setor industrial brasileiro, que é o Petróleo Brasileiro(Petrobras). Em tempo, deveria ser o Petrobras. Mas, não estou aqui para preleção de semântica , vale o sentido da coisa. Tal projeto de lei se torna de domínio público e de interesse geral. Qualquer parlamentar que desejar, ou se tal proposta lhe aprouver basta encampar a ideia e apresentá-la ao Congresso Nacional. Eu aplaudiria e assinaria em baixo e  junto.

(João Joaquim - médico - articulista DM - [email protected] - www.jjoaquim.blogspot.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias