Home / Opinião

OPINIÃO

“A vida é muito curta para ser pequena*”

O tempo passa e muitos de nós não desfrutamos ou vivemos o que poderíamos. Perdemos tempo e nos perdemos nele também. São tantas obrigações e afazeres que o tempo vai engolindo cada segundo. O tempo vai nos devastando e perdemos detalhes únicos, e ele nunca mais voltará, como as águas que se vão pelo rio afora.

A vida é curta quando se pensa na imensidão de tudo que poderíamos fazer ou conquistar, com ou sem responsabilidade. Às vezes o “ter que ter” nos prende a algumas necessidades que se observarmos bem não precisaríamos delas. Perdemos tempo em observar as razões ou os comportamentos do outro, enquanto as águas continuam a descer. Para a maioria da população o desemprego traz desespero, sem pensar na grande mudança que poderá ocorrer. Porém, às vezes o desemprego traz a liberdade de observar como a vida pode ser diferente, de aproveitar a presença de quem se ama, de ver alguns detalhes que seriam perdidos e de buscar novas perspectivas antes não almejadas. Somos a geração dos que vivem presos no trabalho e nas obrigações. Concordo com o título certeiro de um artigo que li, “rico é quem tem tempo”.

A expectativa de vida passou para 75 anos no Brasil, e se pensarmos que já tivemos uma expectativa de 45, é de se espantar. Ainda que seja 75 anos é pouco para desfrutarmos das bênçãos de Deus nessa nossa passagem terrestre, já que culturalmente temos o tempo certo para nos formar, nos casar e nos divertir. Já biologicamente, temos o tempo certo para termos filhos e inclusive para termos doenças oriundas da idade.

A vida é muito curta para ser pequena, podemos ser sempre mais do que imaginamos e se tivermos coragem para mudar, seremos capazes de fazer qualquer coisa. Por isso, torço para que melhoremos e vejamos o mundo, os fatos e as pessoas como deveríamos, torço para que possamos valorizar os acontecimentos e os detalhes e que os políticos possam dar valor à nossa vida, porque o nosso  tempo é agora, já que infelizmente a vida é muito curta para ser bem pequena.

*Texto elaborado através da frase de Benjamin Disraeli.

(Eder Machado é professor universitário, especialista em docência universitária e fisioterapia hospital)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias