Zelenski critica neutralidade de Bolsonaro diante da guerra na Ucrânia
Redação DM
Publicado em 20 de julho de 2022 às 11:42 | Atualizado há 4 anos
O presidente da Ucrânia, Volodomir Zelenski, criticou a posição de neutralidade do Brasil diante da guerra entre o país e a Rússia. Em entrevista à TV Globo, cujo trecho foi exibido na edição desta terça-feira, 19 do Jornal Nacional, o líder ucraniano disse ter externado a posição ao presidente Jair Bolsonaro.
Os dois conversaram por telefone nesta terça. “Eu não apoio a posição dele de neutralidade. Eu não acredito que alguém possa se manter neutro quando há uma guerra no mundo. (…) Eu disse isso para o presidente: ‘preciso de uma posição do Brasil. Eu conto com seu povo'”, afirmou Zelenski.
O presidente da Ucrânia ainda comparou a posição de Bolsonaro à de líderes durante a Segunda Guerra Mundial. “Foi assim. Muitos líderes ficaram neutros em um primeiro momento. Isso permitiu que os fascistas engolissem metade da Europa e se expandissem mais e mais, capturando toda a Europa”, rechaçou, ao dizer que “ninguém pode ficar no meio do caminho”. Zelenski defendeu ainda que não há possibilidade de mediação em uma guerra e atribuiu o avanço da Rússia sobre o território da Ucrânia a tentativas de arbitrar o conflito.
Leia também:
- Adolescente mata acidentalmente a irmã de 3 anos nos EUA
- Pneu se solta de caminhão e quebra vidraça de empresa às margens da GO-020
- Suspeitos de roubar 11 animais de fazenda são presos