Páginas são asas da liberdade
Diário da Manhã
Publicado em 25 de fevereiro de 2022 às 13:26 | Atualizado há 3 anos
O livro é a maior invenção da humanidade porque proporcionou ao ser humano ter acesso, por meio da leitura aos conhecimentos culturais de diversos povos e ao registro da sua história. O livro não só preserva a informação como também transmite saberes de um cidadão para
novas gerações.
A tecnologia da criação do livro possibilitou ao homem a sistematização e a
compilação do seu pensamento de forma organizada, possibilitando assim que outros indivíduos conheçam ideias a respeito do tema trazido na obra. Cultura – neste contexto entendida como transmissão de conhecimento – através dos livros, permite que a pessoa ao ler, conheça e entenda outros estilos de vida, modos de pensar possibilitando se relacionar dentro da comunidade ou com outros povos.
A importância da leitura para a formação intelectual e social do homem é evidente também na ação, seja para entretenimento ou estudo, é um ótimo instrumento para o leitor ampliar sua visão de mundo. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, valoriza a leitura e oferta a possibilidade da mesma de forma gratuita em dois polos culturais: Biblioteca Marieta Telles Machado e Biblioteca Municipal Cora Coralina.
A primeira com um acervo de aproximadamente 35 mil livros localizada no Setor Leste Universitário, e a segunda, localizada em Campinas no antigo Palace Hotel, e possui um conjunto de obras raras. As duas bibliotecas são abertas aos visitantes que podem ler no local.
A leitura proporciona o descobrimento de um universo novo e
encantador; assim o hábito da leitura é uma atividade prazerosa quando se escolhe bons textos para ler. O exercício da leitura está no fato que aprender é bom e nos proporciona viver emoções de uma história ou local que não vivenciamos; mas, temos a oportunidade de viver por meio da leitura.
Um livro é sempre um convite de conhecer o pensamento do autor e fazer uma viagem junto com o mesmo no seu universo de pensamentos e emoções. Leia mais, leia sempre!
Zander Fábio é Secretário Municipal de Cultura de Goiânia
Leia também:
- Família pede ajuda para jovem que precisa de hemodiálise contínua
- Parte de carreta com 65 cabeças de gado é retirada do Rio Meia Ponte
- Laudo aponta politraumatismo como causa da morte de menino que caiu de toboágua