Paciente com Covid-19 recebe alta da UTI e vai para enfermaria do HMAP
Redação DM
Publicado em 9 de outubro de 2020 às 15:14 | Atualizado há 5 anos
Após sete dias internada em estado grave por causa do novo coronavírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), a paciente Conceição Alves Fortes, de 60 anos, recebeu alta da UTI e segue em tratamento na enfermaria da unidade.
Antes de deixar a UTI, Conceição comemorou com a equipe multiprofissional da unidade sua melhora. No trajeto para enfermaria a paciente carregava uma um cartaz com a seguinte frase: “Venci a Covid-19”.
Conceição Alves Fortes deu entrada no hospital no dia dois de outubro com sintomas do novo coronavírus. Ela foi encaminhada para UTI, onde permaneceu por sete dias, e após melhora do quadro de saúde a paciente foi transferida para enfermaria para seguir com o tratamento contra a Covid.
Assistente social Elis Marina reforça que recuperação de cada paciente sensibiliza todos os colaboradores das unidades. “Quando começamos a trabalhar na linha de frente da Covid, eu sempre fiz questão de estimular minha equipe a pensar que: o paciente é o amor de alguém. E assim, já estamos há praticamente seis meses ‘amando e cuidando’ de vários amores. Cada alta, cada vitória conquistada é sempre comemorada” explica.
Elis ressalta ainda que a equipe trabalha centrada na empatia e humanização. “ Essa doença tem o poder de devastar famílias, causar angústias e muito medo. Porém, tentamos ao máximo minimizar tudo isso, por meio da humanização que é realizada em todos os plantões. A Conceição está com a gente há sete dias. Dias atrás ela esta fora do hospital com sua família, e após o diagnóstico positivo para Covid a família teve como única opção confiar no trabalho e na entrega de cada profissional do HMAP. A cada ligação que fazíamos a estes familiares, por mais grave que fosse o caso, estimulávamos os mesmos a terem pensamentos positivos, confiar em nós e acima de tudo em Deus. Hoje a paciente recebe alta da UTI sendo encaminhada para a ala de enfermaria, como protocolo hospitalar, para realização de exames e acompanhamento para possível alta. Para nós, motivo de orgulho e choro. Agradecemos a Deus, e a cada membro da equipe Covid do HMAP”, relata emocionada.