Cotidiano

Apagão atinge 12 estados no Norte e Nordeste

Redação

Publicado em 21 de março de 2018 às 20:29 | Atualizado há 7 anos

 

Moradores do Norte e do Nordeste estão sem energia elétrica nesta quarta-feira (21/03). De acordo com a Eletrobras, todas as capitais dos nove estados do Nordeste ficaram sem luz a partir das 15h50. As causas do apagão não foram esclarecidas.

No Maranhão, houve apagão em todas as 217 cidades, segundo a companhia energética do estado. A mesma coisa ocorreu no Rio Grande do Norte: todas as cidades sem energia elétrica.

Também houve registro de queda de energia nos estados do Amazonas, Pará e Tocantins. Em todos os locais problemas foram relatados por causa da falta de energia. Tanto em hospitais, quanto no trânsito e no comércio há relatos de prejuízos e caos.

Conforme as informações preliminares, as causas do apagão ainda são desconhecidas, mas estão sendo investigadas.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), informou que o problema decorre de uma perturbação no SIN (Sistema Interligado Nacional).

Confira o comunicado:

“Hoje, 20 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. 

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas. 

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.”


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias