Mulheres de sucesso
Redação DM
Publicado em 8 de março de 2018 às 01:34 | Atualizado há 5 meses
Empreender é muito mais do que abrir um negócio e criar um bom planejamento estratégico. É olhar para o próprio entorno e identificar oportunidades de inovar em um mercado e explorar novas possibilidades de empreendimento e lucro.
Em se tratando de uma mulher empreendedora, o desafio é maior, além de lutar para conquistar o seu espaço em mercados predominantemente masculinos, muitas vezes a empreendedora precisa, ainda, conciliar a vida profissional com a pessoal, ou seja, realizar o gerenciamento empresarial com o doméstico.
Na área do empreendedorismo, o público feminino representa uma leve supremacia entre os empreendedores iniciais, cerca de 51,5% são dirigidos por mulheres, isto significa que a mulher está pronta para empreender e está cada vez mais conquistando o seu espaço. As empreendedoras estão fazendo bonito, a cada dia novas histórias de sucesso surpreendem o mercado e inspiram novas mulheres a buscar sua autonomia financeira e independência profissional.
O Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, organizado pelo Sebrae, mostra que o número de mulheres empreendedoras cresce em todo o Brasil. Elas já somam mais de 7 milhões e atuam nos mais diversos tipos de negócio. Seja no mercado de estética, design, gastronomia, no mundo do coaching ou até mesmo na tecnologia, uma área que eventualmente é administrada pelos homens.
As mulheres transformaram suas habilidades e contextos de vida em oportunidades para criar negócios e prosperar, com muita criatividade e disciplina. Além disso, cuidam da família, do trabalho, da casa, ou seja, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.
LARISSA TRENTIN
Formada em design de moda, a empresária sempre gostou de se vestir bem e de frequentar eventos neste segmento. Quando concluiu a faculdade, estava na dúvida entre abrir o seu próprio negócio ou fazer uma pós-graduação em Nova York. Então, optou por abrir uma loja de roupas femininas, que foi inaugurada no dia 27 de fevereiro. Tratar bem os funcionários, as pessoas ao redor e o público é fundamental para se tornar um case de sucesso.
Sua maior inspiração é a sua família, principalmente a sua mãe, que sempre trabalhou nos negócios da família, no ramo agropecuário, uma área que é liderada na maioria das vezes por homens. “Hoje muitas das grandes empresárias na nossa cidade estão nesse ramo, e eu fico muito feliz de poder estar trabalhando com algo que me dá prazer e tenho um retorno positivo principalmente nos dias de hoje. Graças a Deus tive apoio da minha família e deu tudo certo no final”.
CAMILA MOREIRA E LUCIANA SOUSA
Conhecidas como as madames dos cafés, doces e chás, as empresárias, com a ajuda de mais uma sócia, abriram neste ano uma loja especializada em café com marca própria. A concretização deste negócio é a realização de um sonho antigo. A inspiração para montar o próprio negócio é a certeza que empreender vale a pena e que a colheita é certa quando se planta com amor. “Ser mulher empreendedora é empoderar-se de sua vida pessoal e profissional, garantindo independência financeira e de decisão sobre o seu negócio e sua vida. Gosto muita da definição que “empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais”, e sendo mulher o desafio é conciliar tudo isso com os inúmeros outros papéis que temos como mãe, esposa e filhas.”
ALESSANDRA CÂMARA
Há 17 anos, a jornalista abriu o seu próprio negócio, já trabalhava em alguns freelas na área, nesse período conheceu sua sócia que tinha as mesmas vontades e juntas criaram uma empresa de assessoria em comunicação. Mesmo com tanto tempo no mercado, Alessandra acredita que ainda tem muito o que aprender, trabalhar e crescer. Já conquistaram muitos clientes que ajudaram com novas experiências e reconhecimento, abrindo novas portas. Para ela, ser uma mulher empreendedora é um desafio diário, de luta, adequação ao mercado, surpresas desagradáveis e agradáveis, medos, mas ao mesmo tempo inebriantes, pois trazem muitas realizações profissionais.Ela diz que abrir o próprio negócio foi a melhor escolha desde que deixou de ser funcionária.
Além de 17 anos de empreendedorismo, Alessandra ainda administra a família, é casada e tem dois filhos. E não abre mão de cuidar da casa, fazer as compras, levar os filhos na escola, de participar da vida familiar. Mesmo com a rotina de assessoria de imprensa que possui horários irregulares, ela garante que, com organização, arruma tempo para tudo. “Sempre quis fazer o que faço hoje, graças a Deus. Claro, que crescer financeiramente e ter expectativas de expandir ainda mais pesa bastante. O mercado não é essa maravilha, mas a gente sempre acredita e torce para que melhore. Mas a paixão pelo meu trabalho foi com certeza o meu maior combustível.”