Entretenimento

Basileu França vai receber mais 130 bolsas de estudos e duas harpas sinfônicas

Redação DM

Publicado em 24 de fevereiro de 2018 às 23:43 | Atualizado há 7 anos

O Itego em Artes Basileu França vai receber mais 130 bolsas de estudos para os alunos e duas harpas sinfônicas (que serão utilizadas pela rede de orques­tras jovens da escola) do Programa Bolsa-Artista do Governo de Goiás. A solenidade de lançamento oficial da Rede de Orquestras Jovens de Goiás e do Programa Bolsa-Artista, acontece na segunda-feira (26), às 14 horas, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Sendo uma escola de referên­cia na área artística e uma das mais antigas de Goiás, o Itego em Artes Basileu França foi benefi­ciado com a doação do Governo de Goiás de mais 130 bolsas de estudos para os alunos, amplian­do para 230 o número total de ar­tistas atendidos (anteriormente eram somente 100 músicos da Or­questra Jovem). No total serão 100 bolsas no valor de 600 reais e mais 130 no valor de 800 reais.

O programa Bolsa-Orquestra (hoje ampliado com o Bolsa-Artis­ta) foi criado no ano de 2005, com o objetivo de beneficiar os músi­cos aprendizes da Orquestra Sinfô­nica Jovem de Goiás (OSJG). Ago­ra, o incentivo será estendido aos integrantes da Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico, do Coro Sinfônico Jovem de Goiás, da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, da Big Band Basi­leu França, do Balé do Teatro-Escola Basileu França, da Cia de Dança Ba­sileu França, do Corpo Cênico Basi­leu França, do Corpo Circense Ba­sileu França e do Coletivo de Artes Visuais Basileu França (alguns des­ses grupos passarão a existir a partir do Programa Bolsa-Artista).

O Bolsa-Artista tem como objeti­vos conceder bolsas de auxílio men­sal a alunos de nível avançado, regu­larmente matriculados no Basileu França; beneficiar a formação de no­vos profissionais nas variadas áreas artísticas e colaborar com a difusão da arte através do fomento a grupos artísticos de jovens bolsistas, além de possibilitar a democratização do acesso à cultura pelo cidadão.

“Esta é mais uma conquista para os alunos do Basileu França, pois muitos não têm condições finan­ceiras para prosseguir nos estudos. O custo de manutenção e aper­feiçoamento dos jovens artistas é muito alto, levando em conta inves­timentos como a compra de instru­mentos e materiais para ensaios, ali­mentação, cursos, apresentações e outros. Essas bolsas-artistas conce­didas pelo Governo de Goiás vêm a somar com a gente no sentido de manter esses gastos e dar tranquili­dade ao aluno para desenvolver sua carreira profissional. Agradecemos muito ao governador Marconi Peril­lo por acreditar e investir nas artes e na cultura do nosso estado”, salienta a Diretora do Itego em Artes Basileu França, Lóide Magalhães.

 

SOLENIDADE DE LANÇAMENTO OFICIAL DA REDE DE ORQUESTRAS JOVENS DE GOIÁS E DO PROGRAMA BOLSA-ARTISTA

Local: Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Data: Amanhã (segunda-feira, dia 26), às 14 horas

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias