Entretenimento

A arte de Alexandre Rodrigues

Redação DM

Publicado em 14 de fevereiro de 2018 às 21:57 | Atualizado há 6 meses

Graduado em Desenho Artístico pelo Instituto de Desenho do Paraná e mem­bro da Academia Nacional de Artistas Plásticos, Alexandre Rodrigues se destaca em sua carreira por sua personalida­de empreendedora e criativa. Ao longo de sua carreira, di­versas foram suas conquis­tas, entre outras uma gale­ria de Arte levando seu nome no Shopping Novo Batel, em Curitiba. Alexandre Rodri­gues tem sido uma referência no universo das artes plásti­cas, que cativa a muitos com as suas cores, formas e ges­tos presentes em sua pintura.

Nascido em 26 de abril de 1966 em Sorocaba, São Pau­lo, mas logo se mudou para o Sul do país aos 15 anos. Co­meçou e construiu sua car­reira em Curitiba, mas logo alcançou notoriedade nacio­nal e internacional. Nos anos de 1998, 1999, 2000 e 2001 se tornou verbete do Dicioná­rio Brasileiro de Artes Plásti­cas Júlio Louzada. Além dis­so, no ano de 2001, por meio da sua obra premiada interna­cionalmente “A Luz da Cons­ciência”, Alexandre Rodrigues participou do livro Christ For All People. Esse livro reúne os melhores trabalhos da arte sa­cra no século XX e foi publi­cado em diversos países, tais como Estados Unidos, Nova Zelândia e Canadá.

O prêmio e o livro tive­ram grande repercussão no mundo, levando Alexan­dre Rodrigues ser matéria no Fantástico, foi recebido pelo Padre Marcelo Rossi em uma missa celebrada onde a obra “A luz da Consciência” foi abençoada antes de sua ida para os EUA e sua obra foi levada ao programa de talk show with David Letter­man em Nova York.

Seu talento fez com que suas obras chegassem a paí­ses como Argentina, Chile, Itália, França, Portugal, Bél­gica, EUA, Israel, Costa Rica, Japão, Jamaica, além de to­dos os estados brasileiros. Foram mais de 50 projetos envolvendo exposições, cur­sos e palestras de 1984, sua primeira exposição, até 2017. A consagração definitiva de seu trabalho veio na entrada do segundo milênio, quando teve uma de suas obras pre­miadas no concurso “Jesus 2000”, promovido pela revis­ta norte-americana The Na­tional Catholic Reporter. Sua tela “A Luz da Consciência” foi pintada num momento de grande angústia e premiada entre 1.678 trabalhos de pin­tores de todo o mundo, cha­mando a atenção de críticos e historiadores da arte de ní­vel internacional. Hoje, com sua obra definitivamente re­conhecida, Alexandre Rodri­gues continua seu trabalho, preparando exposições, e ex­tremamente feliz em poder dar prosseguimento ao que mais gosta: pintar.

Alexandre Rodrigues desen­volveu página pública no Face­book, em 2015 e em 2016, vi­sando criar um ambiente de debate sobre a arte e se apro­ximar do público. As páginas A Arte na Essência e Prosperi­dade com Arte que, através de aulas ao vivo todas as semanas, mostram como a arte pode in­fluenciar na vida das pessoas de maneira positiva, tornan­do-as mais feliz. A comunidade Prosperidade com a Arte conta com mais de 10 mil seguidores. Seu contato direto com o pú­blico ocorre, também, duran­te a produção de duas videoau­las “‘Marinha” e “Um Artista em Essência”, no qual, “além de você aprender a pintar, você re­cebe um conteúdo muito rico que irá mudar sua vida”, pala­vras de Alexandre.

O seu projeto mais recente é o Vendendo Arte pelo Brasil. Alexandre Rodrigues debru­ça seus 17 anos de experiên­cia no setor em descobertas de um artista em essência. A ideia é expor obras do ar­tista em lojas de decoração dentro de um formato concei­tual e único. Serão desenvol­vidos ambientes para a colo­cação das obras, gerando um local harmônico nas lojas. O artista disponibilizará cerca de uma ou duas coleções ao longo do ano, direcionadas a esse novo plano.

O objetivo principal do projeto é criar espaços cul­turais diferenciados e atra­tivos em lojas de decoração espalhadas no território bra­sileiro. A união do móvel com a obra cria um clima único. As lojas selecionadas vende­rão as obras com exclusivida­de em sua região.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias