Um evento cívico de raro esplendor
Redação DM
Publicado em 12 de fevereiro de 2018 às 21:38 | Atualizado há 7 anos
Ao inaugurar a nova sede provisória da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia sob o pálio generoso do Supremo Criador dos mundos, com entusiasmo e alegria proporcionamos às autoridades e ao povo aparecidense um momento festivo de raríssimo esplendor. Altaneira, altiva e soberana Aparecida de Goiânia viveu neste último dia 06 de fevereiro de 2018, na sessão inaugural deste Ano Legislativo um momento de importância fundamental para o universo político do nosso município.
Embora singela nossa e humilde cerimônia realizada em um ambiente relacional de fraterna convivência foi revestida de um colorido cívico e democrático sem precedentes na história da cidade. Trago comigo a plena consciência de que a verdadeira autoridade vem de Deus e a certeza inabalável expressa no preceito constitucional que diz textualmente que “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido.” Na leira deste raciocínio ousei determinar que nosso evento se iniciasse com a realização de um culto ecumênico para em agradecendo louvar a Deus pelas bênçãos recebidas e para brindar a todos aqueles que em abrilhantando honraram-nos com suas amoráveis e significativas presenças,
Para tanto consciente de que o Cristianismo de todos os credos não deve fugir ao imenso desafio de vivenciar a fraternidade universal tomei a liberdade de convidar para celebrar o nosso culto ecumênico um pastor, um padre e um representante do Movimento Espírita. Vibrando em uma mesma sintonia de amor e de luz e esparzindo por toda parte o nobre sentimento de gratidão pela graça concedida ao povo e ao Legislativo Aparecidense tivemos a oportunidade de receber as bênçãos do Pastor Gentil, do Padre Católico e de ouvir a palavra poética do meu amigo e advogado Irani Inácio de Lima, portador da confortadora, balsâmica e esclarecedora mensagem da Doutrina dos Espíritos. Engalanado e feliz o Poder Legislativo de Aparecida de Goiânia com muito esforço e dedicação, graças à luta incansável de seus 25 parlamentares proporcionou, naquela histórica e jubilosa manhã de sol e de intenso brilho ao povo e à classe política do município momentos inesquecíveis.
Dentre as ilustres autoridades que abrilhantaram a nossa festa honrando-nos com suas amoráveis e valiosas presenças estava o Prefeito Gustavo Mendanha que tenho a honra de suceder na Presidência da Câmara Municipal da terra da Padroeira que é a segunda maior cidade do Estado de Goiás. Com a experiência de quem presidiu com responsabilidade e raríssima competência o Legislativo Municipal o primeiro mandatário da nossa querida cidade em seu eloquente e arrebatador discurso exalçou o feito cumprimentando calorosa e entusiasticamente todos os vereadores. Eufórico, visivelmente emocionado e extremante feliz nosso ex-presidente e agora Prefeito assim se manifestou ao participar da concretização de um sonho desde há muito acalentado com imensa expectativa e que agora se torna em realidade: “Parabenizo com prazer e alegria a feliz iniciativa do Presidente Vilmar Mariano e de todos os seus pares. Engajado na sublime tarefa de valorizar o povo aparecidense através dos vereadores, seus legítimos e mais diretos representantes ei de continuar hipotecando apoio e solidariedade ao projeto de construção da sede própria iniciado em minha gestão legislativa e que o ilustre presidente Vilzarzin abraçou e está levando avante com todas as forças do seu coração. Alegra-me sobremaneira ouvi-lo declarar que a sede própria da legítima Casa do Povo será edificada ainda na presente legislatura.” Para minha imensa alegria pude contemplar ali ao meu lado no palanque das autoridades, sorridente e feliz a figura respeitável, sempre simpática e amorosa do meu parceiro de tantas jornadas compartilhadas Veter Martins que hoje ocupa pela vontade augusta e soberana do povo o cargo de Vice-Prefeito de Aparecida de Goiânia.
Tantas e tantas autoridades não menos ilustres desfilaram garbosas e elegantemente por aquele nosso palanque ecumênico, solidário e democrático. Dentre elas ouso relacionar com prazer as seguintes: Marlúcio Pereira e Lincoln Tejota, deputados estaduais, os ex-prefeitos Tião Viana, Ademir Menezes e José Macedo, os empresários Osvaldo Zilli e José Celestino Filho, respectivamente atual e futuro Presidentes da Associação Industrial e Comercial de Aparecida de Goiânia.
Um espetáculo artístico cultural de rara beleza e que encantou os olhos tocando às fibras mais íntimas do nosso coração foi a apresentação de gala dos Filhos de Aparecida. Trata-se de um dos mais renomados grupos de catira do interior do Brasil e que sob a batuta da figura carismática e encantadora da inolvidável Nilmary em honrando as nossas tradições culturais tem projeto Aparecida de Goiânia para além-fronteiras do nosso município e do Estado de Goiás. Ouso fazer aqui ligeira apresentação da nova sede provisória da Casa do Povo agora instalada confortavelmente em um prédio da Avenida Furnas no Setor Maria Luiza nesta cidade e comarca de Aparecida de Goiânia. A porta está aberta. Entre que a casa é sua querido povo de Aparecida. Aqui você poderá ser acolhido com dignidade e de forma humana, fraterna e calorosamente pelos felizes e competentes servidores e pelos alegres e ilustres vereadores que integram o nosso Legislativo.
Ornada por uma ampla e moderna faixada de blindex, a nova sede tem no subsolo um estacionamento que pode abrigar cerca de 30 carros, no primeiro andar instalações amplas, confortáveis e modernas onde se instalou a estrutura administrativa com várias salas de reunião, a Presidência e a Vice-Presidência além de 25 confortáveis gabinetes dos vereadores. No térreo além de 24 salas inclusive sala de imprensa, de reunião, cozinha, secretaria, tesouraria, e sala de recepção há um amplo e confortável plenário que comporta 120 pessoas sentadas e que por justa e merecida homenagem recebeu o nome de João Antônio Borges ex-presidente da Câmara por três mandatos e que em dezembro último deixou o nosso convívio para ir habitar uma das muitas moradas da casa do Pai.
E foi neste festivo e histórico dia para Aparecida de Goiânia que a Associação Atlética Aparecidense brindou as autoridades, aos seus dirigentes, aos fiéis torcedores e ao povo da cidade com uma portentosa e retumbante vitória sobre o Botafogo de Futebol e Regatas do Rio de Janeiro que como autêntico campeão sempre figurou entre os melhores times do Brasil. Uma explosão de alegria sacudiu as arquibancadas do Estádio Aníbal Batista de Toledo quando a nossa Aparecidense vencendo seu por 2 a 1 o Glorioso projetou o desporto de Aparecida de Goiânia para além-fronteiras do nosso Estado.
(Vilmar Mariano, presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia)