Comércio varejista recua em Goiás
Redação DM
Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 01:38 | Atualizado há 8 anos
O volume de vendas do comércio varejista de Goiás apresentou recuo de 9,9%, em novembro de 2017, na comparação com novembro de 2016, trigésima sexta taxa negativa consecutiva, menor que o recuo verificado no mês anterior (-10,4%). No mês, enquanto a variação no volume de vendas em Goiás manteve a seqüência de queda, no Brasil houve um avanço de 5,9%, representando o oitavo resultado positivo do ano, na mesma base de comparação.
Os dados são do IBGE, Diretoria de Pesquisa, Coordenação de Serviços e Comércio. A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Já na comparação com o mês de outubro de 2017, o volume de vendas do comércio varejista goiano apresentou um avanço de 1,2% em novembro de 2017, percentual superior ao observado para a variação nacional, 0,7%. No ano, o varejo em Goiás acumulou redução de 9,2%, enquanto o Brasil avançou 1,9%. O comércio varejista ampliado goiano (varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção), também registrou variação negativa para o volume de vendas sobre o mesmo mês do ano anterior (-9,5%).
As taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses foram de -8,9% e – 8,3%, respectivamente. Os dados para as diferentes atividades que compõem o comércio varejista e o comércio varejista ampliado, em Goiás e no Brasil. O crescimento acumulado nos últimos 12 meses do comércio varejista goiano ficou em -8,9%, em oposição ao avanço registrado para o conjunto das unidades da federação investigadas, que foi 1,1%.
Com relação ao comércio varejista ampliado goiano, no acumulado dos últimos 12 meses (-8,3%), também observou-se oposição à variação registrada pelo Brasil (2,6%), na mesma base de comparação.
VARIAÇÕES POSITIVAS
Das diferentes atividades que compõem o comércio varejista de Goiás, duas apresentaram variação positiva do volume de vendas no mês de novembro de 2017, frente a novembro de 2016: Móveis e eletrodomésticos (10,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,8%). A maior variação negativa foi verificada no comércio varejista de Combustíveis e lubrificantes (-25,5%), seguida de Livros, jornais, revistas e papelaria (-17,0%).
O índice do volume de vendas do comércio varejista ampliado em Goiás (que acrescenta às atividades acima, as revendas de Veículos, motocicletas, partes e peças e de Materiais de construção) em novembro de 2017 apresentou uma queda de 9,5% na comparação com novembro de 2016. As atividades de Veículos, motocicletas, partes e peças e de Materiais de Construção, que se acrescentam para compor o indicador, registraram recuo de 15,6% e 6,4%, respectivamente.
Regionalmente, para o volume de vendas do comércio varejista, 23 das 27 unidades da federação assinalaram avanço em novembro de 2017 sobre o mesmo mês do ano anterior. Em contrapartida, no mês, a variação no volume de vendas em Goiás teve a segunda maior queda em comparação com os demais Estados, e Brasil. Os dados referentes a esta comparação permitem também posicionar a variação do volume de vendas de Goiás em relação às demais unidades da federação.