Sou goiano, meu time nem tanto
Diário da Manhã
Publicado em 30 de dezembro de 2017 às 02:28 | Atualizado há 7 anos
Um recente levantamento realizado pelo Facebook mostra quais são as páginas oficiais de clubes de futebol mais curtidas no Brasil, para cidade e região. A dupla Flamengo e Corinthians é a mais procurada, inclusive no Estado de Goiás. Em pelo menos 11 Estados nenhum time regional apareceu entre os dois mais curtidos, onde a preferência da maioria é por curtir times cariocas ou paulistas, com destaque para o carioca Vasco da Gama, que figura entre os mais queridos da rede social no Amazonas, Pará e Maranhão. No Rio Grande do Sul, o destaque foi o Grêmio, que teve maioria em todos os municípios do Estado, sempre seguido pelo Internacional.
Em Goiás, o time regional que teve maior expressividade de curtidas foi o esmeraldino, com maior número em Goiânia, aparecendo no terceiro lugar, com 14%. O mais clicado na capital é o Flamengo, com 20% dos likes, seguido pelo Corinthians, com 17%. O Goiás ainda aparece em quarto lugar nas microrregiões de Ceres, Rio Vermelho e Pires do Rio, em todos com menos de 10% de curtidas. O rubro-negro carioca continua sendo o mais curtido em todos os municípios do Estado, sempre seguido pelo gigante paulista, Corinthians. Nenhum outro time goiano apareceu entre os quatro mais clicados.
Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo foram Estados em que os times regionais são preferência em todo ou quase todo território, respectivamente: Cruzeiro e Atlético-MG; Grêmio e Internacional; Flamengo e Vasco; Corinthians e São Paulo. O Nordeste também protagonizou seus times locais, com destaque para as regiões de Salvador, Maceió, Natal, Recife e Fortaleza. Entre os soteropolitanos, Bahia e Vitória são os mais populares no Facebook. O maceioense curte Flamengo e CRB, mas CSA aparece em terceiro, assim como o potiguar, que clica mais as páginas de Flamengo e ABC, com América-RN em terceiro. Os recifenses preferem Sport e Santa Cruz. Em Fortaleza, Ceará e Fortaleza são os mais populares.
Diferentemente de Estados do Sudeste, no Nordeste a hegemonia dos times regionais se restringe às proximidades das capitais, já que no interior desses Estados, Flamengo e Corinthians voltam a ocupar o pódio. No Amazonas e em Roraima, o Corinthians não figura entre os mais curtidos, perdendo a segunda colocação para Vasco, na maior porção dessas regiões, e para o São Paulo na parte sudoeste do Amazonas.
CONSTRUÇÃO DO MAPA
Uma equipe de cientistas de dados do Facebook, localizada em Menlo Park, Califórnia, Estados Unidos, reuniu em maio mais de 60 milhões de curtidas, ícone acionado pelos usuários da rede social às páginas oficiais de 64 clubes brasileiros. A empresa também forneceu as coordenadas geográficas referentes à cidade atual de cada curtida. As informações permitem identificar quais são os municípios e estados com o maior percentual de simpatizantes a um ou outro clube.
Os dados fornecidos não distinguem usuários que curtiram uma, duas, três ou mais páginas de clubes oficiais. É possível, por exemplo, curtir as páginas oficiais de Goiás, Corinthians e Flamengo e fazer parte do levantamento. O número de pessoas que fez isso, no entanto, é pequeno. Há três grupos que não são integrantes do projeto: brasileiros que não preencheram o campo “cidade atual”, os que mencionaram morar no exterior e os que não curtiram nenhuma página oficial de time nacional no serviço. Esses dados enfatizam que o mapa não é uma pesquisa de torcida.
O número de curtidas para a Chapecoense, por exemplo, é uma mostra desse dado. Muitos torcedores de outros times passaram a curtir também o time condá depois do acidente de 2016. Inclusive, na maior parte do Rio Grande do Sul, a Chapecoense tem mais curtidas que os grandes paulistas e cariocas, figurando em terceiro lugar. Por mais que o universo de usuários que curtem times no Facebook seja maior, em números, que os estudos de torcidas no país feito por institutos como Ibope e Datafolha, não há metodologia de pesquisa.