Esportes

Sou goiano, meu time nem tanto

Diário da Manhã

Publicado em 30 de dezembro de 2017 às 02:28 | Atualizado há 7 anos

Um recente levantamento realizado pelo Facebook mostra quais são as pági­nas oficiais de clubes de futebol mais curtidas no Brasil, para cida­de e região. A dupla Flamengo e Corinthians é a mais procurada, inclusive no Estado de Goiás. Em pelo menos 11 Estados nenhum time regional apareceu entre os dois mais curtidos, onde a pre­ferência da maioria é por curtir times cariocas ou paulistas, com destaque para o carioca Vasco da Gama, que figura entre os mais queridos da rede social no Ama­zonas, Pará e Maranhão. No Rio Grande do Sul, o destaque foi o Grêmio, que teve maioria em to­dos os municípios do Estado, sem­pre seguido pelo Internacional.

Em Goiás, o time regional que teve maior expressividade de cur­tidas foi o esmeraldino, com maior número em Goiânia, aparecendo no terceiro lugar, com 14%. O mais clicado na capital é o Flamengo, com 20% dos likes, seguido pelo Corinthians, com 17%. O Goiás ainda aparece em quarto lugar nas microrregiões de Ceres, Rio Vermelho e Pires do Rio, em todos com menos de 10% de curtidas. O rubro-negro carioca continua sendo o mais curtido em todos os municípios do Estado, sem­pre seguido pelo gigante paulista, Corinthians. Nenhum outro time goiano apareceu entre os quatro mais clicados.

Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo fo­ram Estados em que os times re­gionais são preferência em todo ou quase todo território, respec­tivamente: Cruzeiro e Atlético­-MG; Grêmio e Internacional; Fla­mengo e Vasco; Corinthians e São Paulo. O Nordeste também pro­tagonizou seus times locais, com destaque para as regiões de Salva­dor, Maceió, Natal, Recife e For­taleza. Entre os soteropolitanos, Bahia e Vitória são os mais popu­lares no Facebook. O maceioense curte Flamengo e CRB, mas CSA aparece em terceiro, assim como o potiguar, que clica mais as pá­ginas de Flamengo e ABC, com América-RN em terceiro. Os re­cifenses preferem Sport e Santa Cruz. Em Fortaleza, Ceará e For­taleza são os mais populares.

Diferentemente de Estados do Sudeste, no Nordeste a he­gemonia dos times regionais se restringe às proximidades das capitais, já que no interior des­ses Estados, Flamengo e Corin­thians voltam a ocupar o pódio. No Amazonas e em Roraima, o Corinthians não figura entre os mais curtidos, perdendo a se­gunda colocação para Vasco, na maior porção dessas regiões, e para o São Paulo na parte su­doeste do Amazonas.

CONSTRUÇÃO DO MAPA

Uma equipe de cientistas de dados do Facebook, localizada em Menlo Park, Califórnia, Es­tados Unidos, reuniu em maio mais de 60 milhões de curtidas, ícone acionado pelos usuários da rede social às páginas oficiais de 64 clubes brasileiros. A empresa também forneceu as coordena­das geográficas referentes à ci­dade atual de cada curtida. As in­formações permitem identificar quais são os municípios e estados com o maior percentual de sim­patizantes a um ou outro clube.

Os dados fornecidos não dis­tinguem usuários que curtiram uma, duas, três ou mais páginas de clubes oficiais. É possível, por exemplo, curtir as páginas oficiais de Goiás, Corinthians e Flamen­go e fazer parte do levantamen­to. O número de pessoas que fez isso, no entanto, é pequeno. Há três grupos que não são integran­tes do projeto: brasileiros que não preencheram o campo “cidade atual”, os que mencionaram mo­rar no exterior e os que não cur­tiram nenhuma página oficial de time nacional no serviço. Esses da­dos enfatizam que o mapa não é uma pesquisa de torcida.

O número de curtidas para a Chapecoense, por exemplo, é uma mostra desse dado. Muitos torcedores de outros times passa­ram a curtir também o time con­dá depois do acidente de 2016. Inclusive, na maior parte do Rio Grande do Sul, a Chapecoense tem mais curtidas que os gran­des paulistas e cariocas, figurando em terceiro lugar. Por mais que o universo de usuários que curtem times no Facebook seja maior, em números, que os estudos de tor­cidas no país feito por institutos como Ibope e Datafolha, não há metodologia de pesquisa.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias