Hospital dobra atendimento
Redação
Publicado em 25 de novembro de 2017 às 02:45 | Atualizado há 4 meses
Desde segunda-feira, 20 de novembro, os moradores de Jaraguá, em Goiás, passaram a contar com um hospital que agora está submetido a uma nova metodologia de atendimento, com foco na segurança do paciente. Isso porque o Hospital Estadual Dr. Sandino Amorim (HEJA), construído pelo Estado e inaugurado em 1990 no município, agora é administrado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Hospitalar (IBGH), organização social que também administra o Hospital Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis.
Para marcar a ocasião, várias autoridades e entidades participaram da solenidade de oficialização da entrega da unidade para o IBGH. O vice-governador José Eliton e o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, realizaram visita técnica ao hospital, acompanhados pelo superintendente executivo, Deusdedith Vaz; pelo superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais, Cleudes Baré; e pelo presidente do IBGH, Bruno Figueiredo.
Segundo o secretário Leonardo Vilela, o Estado tem a convicção de que com o IBGH o serviço será de excelência para toda a população de Jaraguá e região. “Este é um dia para se comemorar. Atransferênciadohospital para a responsabilidade do Estado é um grande desafio, mas contamos que com a administração IBGH a população será bem atendida”, explicou.
BOA HORA
Até 2015, o HEJA pertencia ao município de Jaraguá e por resolução aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Neste ano, por meio do chamamento público promovido pela SES (001/2017), o IBGH foi escolhido para gerenciar a unidade.
Para o presidente do Instituto, Bruno Figueiredo, a meta agora é melhorar toda a estrutura, do fornecimento dos medicamentos até o atendimento aos pacientes. “O Contrato de Gestão prevê metas que vamos cumprir rigorosamente. Nosso objetivo é ampliar e potencializar as ações voltadas para a área da humanização nas práticas do cuidado. A intenção é que o paciente se sinta bem acolhido, em um ambiente agradável e organizado”, explicou.
METAS
Segundo o assessor técnico de Gestão Hospitalar do IBGH, Dr. André Braga, o ganho da cidade ficará claro com os fluxos administrativos ocorrendo de forma mais ágil, com empenho e menos burocracia. “A gestão do IBGH fará com que o HEJA volte a funcionar na sua plenitude. O importante é pontuar que o grande mote da gestão terceirizada é aumentar a eficácia garantindo economia. Esses são os pilares da administração inteligente”, afirmou.
A meta da Organização Social é apresentar um Plano de Investimento e ações de melhoria da Unidade Hospitalar, dando prioridade ao centro cirúrgico que deve estar reformado dentro de 60 dias. A obra não paralisará o atendimento.