Cotidiano

Hospital dobra atendimento

Redação

Publicado em 25 de novembro de 2017 às 02:45 | Atualizado há 4 meses

 

Desde segunda-feira, 20 de novembro, os moradores de Jaraguá, em Goiás, pas­saram a contar com um hospital que agora está submetido a uma nova metodologia de atendimento, com foco na segurança do pacien­te. Isso porque o Hospital Estadual Dr. Sandino Amorim (HEJA), cons­truído pelo Estado e inaugurado em 1990 no município, agora é admi­nistrado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Hospitalar (IBGH), organi­zação social que também adminis­tra o Hospital Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis.

Para marcar a ocasião, várias au­toridades e entidades participaram da solenidade de oficialização da entrega da unidade para o IBGH. O vice-governador José Eliton e o se­cretário de Saúde, Leonardo Vilela, realizaram visita técnica ao hospital, acompanhados pelo superinten­dente executivo, Deusdedith Vaz; pelo superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambula­toriais, Cleudes Baré; e pelo presi­dente do IBGH, Bruno Figueiredo.

Segundo o secretário Leonardo Vi­lela, o Estado tem a convicção de que com o IBGH o serviço será de exce­lência para toda a população de Ja­raguá e região. “Este é um dia para se comemorar. Atransferênciadohospi­tal para a responsabilidade do Estado é um grande desafio, mas contamos que com a administração IBGH a po­pulação será bem atendida”, explicou.

BOA HORA

Até 2015, o HEJA pertencia ao município de Jaraguá e por resolu­ção aprovada pela Comissão Inter­gestores Bipartite (CIB), foi transfe­rido para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Neste ano, por meio do chamamento público promovi­do pela SES (001/2017), o IBGH foi escolhido para gerenciar a unidade.

Para o presidente do Instituto, Bruno Figueiredo, a meta agora é melhorar toda a estrutura, do for­necimento dos medicamentos até o atendimento aos pacientes. “O Con­trato de Gestão prevê metas que va­mos cumprir rigorosamente. Nosso objetivo é ampliar e potencializar as ações voltadas para a área da huma­nização nas práticas do cuidado. A intenção é que o paciente se sin­ta bem acolhido, em um ambien­te agradável e organizado”, explicou.

METAS

Segundo o assessor técnico de Gestão Hospitalar do IBGH, Dr. An­dré Braga, o ganho da cidade ficará claro com os fluxos administrati­vos ocorrendo de forma mais ágil, com empenho e menos burocracia. “A gestão do IBGH fará com que o HEJA volte a funcionar na sua ple­nitude. O importante é pontuar que o grande mote da gestão terceiriza­da é aumentar a eficácia garantin­do economia. Esses são os pilares da administração inteligente”, afirmou.

A meta da Organização Social é apresentar um Plano de Investi­mento e ações de melhoria da Uni­dade Hospitalar, dando prioridade ao centro cirúrgico que deve estar reformado dentro de 60 dias. A obra não paralisará o atendimento.

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