Nova cor verde “Outrageous” no Focus Elétrico pode virar tendência mundial
Redação DM
Publicado em 22 de março de 2017 às 11:16 | Atualizado há 8 anosNorton Luiz
Editor de Veículos
A Ford lançou o modelo 2018 do Focus Elétrico, na Europa, com duas novidades. Uma é a maior autonomia do carro e a outra é a cor verde metálica na tonalidade “Outrageous” (“Ultrajante”). Essa nova cor foi eleita a “Cor do Ano 2017” pelo Pantone Color Institute, referência global nessa área. O verde “Outrageous” surge com a promessa de ser tendência mundial, sendo apontada como símbolo de renovação e vitalidade, em sintonia com a tecnologia inovadora e sustentável do veículo movido somente a eletricidade.
“O verde está em alta atualmente para reassegurar aquilo que nós ansiamos em meio a um ambiente social e político tumultuado. Ele simboliza a reconexão que buscamos com a natureza, uns com os outros e com um propósito maior, satisfazendo o nosso desejo crescente de rejuvenescer e renovar”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.
Para os designers, alguns desafios são relevantes na definição das cores, como, por exemplo, por que determinada cor é importante e deve ser usada naquele momento. Frequentemente, essa seleção é feita para atender um cenário de dois ou três anos à frente, que está sujeito a inúmeras influências, desde mudanças de estilo de vida, aspectos psicológicos, políticos e sociais até a questão ética dos biomateriais.
“Nós somos incentivados a experimentar um sentimento e depois compartilhar ideias com o time para tornar isso real através de uma cor ou material nos veículos”, diz Barb Whalen, gerente de design de cor e materiais da Ford. “O verde metálico Outrageous é uma tonalidade única que simboliza renovação e uma reconexão com a natureza. O acabamento em verniz transparente colorido especial contribui para dar profundidade e vibração”.
A visão do consumidor é determinante nesse processo. Pesquisa da Ford mostra que a escolha da cor é altamente pessoal: 35% a 40% dos clientes abandonariam um veículo ou marca que não oferecesse a sua cor desejada. Visando prever tendências futuras, a equipe de design da marca estuda uma paleta vibrante e diversificada para cada produto com inspiração em várias fontes.
A tradução do nome “Outrageous” dado à cor verde do Focus Elétrico significa ultrajante, absurda escandalosa, chocante, ofensiva, dentre outros adjetivos. Então fica explicado a escolha do nome para justificar a cor utilizada no veículo. De toda forma, o que é visto hoje como absurdo, amanhã pode ser moda.
O novo Ford Focus Elétrico tem uma autonomia estimada de 185 km, quase o triplo do anterior, com um consumo médio de energia equivalente a 45,5 km/l com gasolina. Um novo sistema de carregamento rápido em corrente contínua permite ao veículo rodar 120 km com 30 minutos de recarga, em 120 ou 240 volts. A bateria tem uma capacidade 40% maior (33,5 quilowatts-hora) comparado ao modelo anterior, sem aumento do tamanho da bateria.