Política

José Eliton recebeu quase 100 prefeitos para debater programas de investimentos

Redação

Publicado em 19 de março de 2017 às 02:44 | Atualizado há 4 meses

O vice-governador José Eliton encerra mais uma semana de audiências com prefeitos, totalizando, na sexta-feira (17/03), 98 reuniões desde o início do mês com gestores municipais de todas as regiões do Estado. A meta é ouvir demandas dos prefeitos e, juntos, definirem onde serão aplicados recursos do plano de investimentos do governo estadual para o biênio 2017-2018. Recursos são oriundos do ajuste fiscal implementado pelo governador Marconi Perillo e, agora, se transformam em obras e benefícios para os municípios. Gestores destacam iniciativa histórica que impulsiona economias locais, gera milhares de empregos, revigora a infraestrutura e dinamiza ações sociais.

Durante os encontros, são definidos o volume de recursos, as obras a serem contempladas e as contrapartidas das prefeituras, além de repasse das orientações técnicas aos prefeitos em relação à documentação e as demais exigências necessárias à celebração dos convênios para imediata liberação dos recursos do tesouro estadual.

Grande parte dos representantes que já passou pelo Palácio Pedro Ludovico Teixeira optou por usar os valores recebidos em obras de infraestrutura, a exemplo de asfaltamento de vias urbanas e recapeamento da malha viária antiga. Outros empregarão os recursos na construção ou reforma de ginásios, revitalização de praças, prédios públicos e urbanização. Muitos optam por investimentos em saúde. Todos reconhecem a iniciativa como pioneira e de grande ajuda em tempos de crise, uma vez que todas as prefeituras passam por dificuldades e pouca arrecadação.

O repasse direto dos recursos permitirá a cada prefeito escolher a melhor maneira contratar as obras definidas em conjunto com o governo, numa iniciativa inovadora do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton. Para os prefeitos, trata-se de uma visão municipalista e de atenção do governo aos municípios goianos, a exemplo do que declararam os representantes de Edealina, Buritinópolis e Itauçu, que estiveram com Eliton nas últimas audiências desta semana.

Nesta sexta, José Eliton se reuniu com o prefeito de Edealina, Vinícius Arantes, que parabenizou o governador Marconi Perillo e o vice-governador por estabelecerem os convênios e liberarem os recursos diretamente às prefeituras. “Com isso poderemos conseguir até preços melhores na hora de fazer a licitação”, acentuou. “Estão muito empenhados em ajudar os prefeitos; a gente percebe claramente que são gestores municipalistas e que querem ajudar nessa fase difícil que o país enfrenta”, completou. Em Edealina, 50% dos recursos serão utilizados em obras de recapeamento asfáltico e os outros 50% serão aplicados na revitalização de duas praças que são importantes para o lazer da comunidade.

Em seguida, José Eliton recebeu a prefeita de Buritinópolis, Ana Paula Soares Dourado. Ela afirma que a chegada dos recursos do tesouro estadual é motivo de grande alegria. “É muito importante para o nosso município; estou iniciando minha primeira gestão agora e é muito bom contar com o apoio do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton”, afirmou. Ana Paula destacou que vai aplicar os recursos estaduais em pavimentação de bairros na cidade de 3,5 mil habitantes e ainda para pavimentar o distrito de Santa Rita. “O governador e o vice-governador José Eliton estão, sim, olhando para os municípios, e a gente fica muito grata por esses recursos que chegam”, disse.

Por último, José Eliton manteve audiência com o prefeito de Itauçu, Moacir Dias, o Tulim, que investirá os recursos em recapeamento asfáltico e na instalação de câmeras de segurança na rodovia e no centro da cidade. Segundo o prefeito, enquanto os estados brasileiros estão, na sua maioria, em crise, o estado de Goiás está prosperando. “Quando o governo nos chama e nos concede recursos, a gente vê que é um governo próspero”, destacou. Ele observou, ainda, que o vice-governador José Eliton “é uma pessoa bem preparada, não só para coordenar o apoio aos prefeitos, mas, também, para conduzir um projeto de futuro para o estado”. Lembrou que Itauçu é um município próximo da capital, com aproximadamente 11 mil habitantes, e que já recebe muitos benefícios do governo estadual.

7

 

 

Definições conjuntas são elogiadas por prefeitos

No início da semana, quando o vice-governador José Eliton retomou a agenda de reuniões com prefeitos de todo o Estado, ressaltou a importância das discussões na elaboração de projetos que contemplem áreas estratégicas e de maior necessidade para investimentos nos municípios. “Essa fase de discussões é muito importante para definirmos onde esses investimentos serão aplicados”, afirma o vice-governador José Eliton.

Depois dessa etapa, as prefeituras, com seus engenheiros e equipe jurídica e técnica, irão preparar o projeto das obras a serem executadas e que deve ser cumprido rigorosamente, gerando prestações de contas parciais como condição para a liberação das parcelas de recursos. Apenas as duas primeiras parcelas serão liberadas sem essa exigência.

Audiências

Após a reunião com o vice-governador José Eliton, nesta semana, o prefeito de Ceres, Rafaell Melo, disse que parte dos recursos será destinada à pavimentação asfáltica. O restante será utilizado em revitalização do complexo turístico e do Centro Cultural. “Agradeço imensamente ao Governo de Goiás; vamos transformar os recursos em benefícios para a população”, afirma o prefeito. Em Avelinópolis, segundo o prefeito Fabinho Buzina, os recursos serão utilizados em saúde, pavimentação asfáltica e urbanização. “Vamos retomar as obras do Hospital Municipal e entregar outras benfeitorias à população; esses recursos serão muito bem administrados para que atendam nossas demandas”, disse ele.

Prefeito de Rubiataba, José Luiz utilizará os recursos na pavimentação asfáltica de diversos bairros do município. Ele respaldou a iniciativa do governo do Estado em transferir recursos para que os próprios gestores municipais avaliem sua aplicação. “Marconi e José Eliton estão fazendo um grande e importante movimento em Goiás. Enquanto outros estados estão em situação difícil, os dois investem nos municípios goianos”, ressaltou. Já Cleiton Martins, prefeito de São Domingos, comemorou os investimentos para melhorar a qualidade das vias municipais. “Marconi e Eliton são municipalistas; o olhar do vice-governador para o Nordeste do estado tem sido de muito cuidado e dedicação”, observou

Em Itapirapuã, a prefeita Zélia Oliveira destacou que “no momento de crise, os investimentos serão necessários e fundamentais para proporcionar qualidade de vida à população”, disse.

 

 

“Investimentos levam esperança para municípios”, dizem prefeitos

“A liberação desses recursos dá uma esperança para todos os prefeitos, pois são ações concretas; o governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton são muito sensíveis às nossas demandas”. A afirmação do prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, após reunião com José Eliton, em que definiu as obras para aplicação dos recursos do plano de investimento do governo do estado, é uma demonstração de que a autonomia em escolher a maneira de usar os recursos e, ainda, a possibilidade de contratar diretamente ou executar as obras, conforme sua realidade, levam ânimo às administrações municipais.

Prefeitos de todas as regiões goianas analisam a forma com que o governo conduz o plano de investimentos do estado e dizem que o momento é histórico. Os relatos dos prefeitos ocorreram após audiências com o vice-governador José Eliton, que vai ouvir as demandas de todos os 246 municípios do estado.

Segundo o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, os municípios estão passando por um período de ajustes e a ajuda do governo é muito positiva nesse momento.

Pavimentação e recapeamento também são as grandes demandas do município de Indiara. O prefeito Divino Marques, que está em seu primeiro mandato, afirmou que é morador há 30 anos de Indiara e que nunca presenciou tamanha dedicação de um governo para com os munícipes. “Nunca vi essa participação do governo querendo ajudar; estou satisfeito com essa chamada do governador e do vice-governador, e tenho certeza de que Goiás vai crescer muito; e Indiara também ganhará com isso”, elogiou.

Em Cezarina, o prefeito Artur Franco, o Frankinho, avaliou a iniciativa como “superação de crise”. O município também receberá pavimentação. “O que está sendo disponibilizado é de grande valia para ajudar a população e também a administração”, concluiu. Já o prefeito de Silvânia, José Faleiro, destaca que “nunca houve um convênio e investimentos desta magnitude em Goiás”. De acordo com ele, “esta é uma ação histórica”. Os recursos serão utilizados na pavimentação em todo o município.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias