Honda revela o novo esportivo Civic Type R no Salão de Genebra
Redação DM
Publicado em 8 de março de 2017 às 10:15 | Atualizado há 5 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
A Honda revela o novo esportivo Civic Type R no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que abriu suas portas na terça-feira, dia 7, e vai até o próximo dia 19, na Suíça. Com motor VTEC 2.0 de 320 cv de potência, o imponente modelo chegará ao mercado europeu ainda neste primeiro semestre. Será vendido pela primeira vez nos EUA e segue também para o Japão. O modelo ressalta a tradição da Honda em desenvolver hatchbacks de alto desempenho e representa a expressão final em dinâmica.
Compartilhando os mesmos fundamentos que o Civic hatchback, recém-lançado, o novo Type R foi projetado desde o início para entregar a unidade mais prazerosa no segmento hot-hatch – tanto na estrada, quanto em pistas de corrida. O motor VTEC TURBO de 2.0 litros, bastante premiado na geração anterior do Type R, foi otimizado e agora produz 320 cv com torque máximo de 400 Nm.
A transmissão manual de seis velocidades foi aprimorada com um sistema de controle rev match, garantindo que não haja prejuízo na conexão gratificante do Type R com o motorista. O novo Type R traz a carroceria mais leve e rígida do novo Civic hatchback e adiciona uso de adesivo em áreas-chave. Em comparação com o Type R anterior, a rigidez torcional foi melhorada em 38%.
A suspensão dianteira do tipo MacPherson do hatchback padrão foi revisada com nova geometria para minimizar o torque steer e maximizar o manuseio esportivo. Na parte traseira, o novo sistema independente multi-link do carro foi aprimorado com o uso de braços de suspensão de alta rigidez exclusivos.
Uma seleção aprimorada de modos de condução dá ao automóvel uma maior facilidade de utilização em comparação com o Type R anterior. Um novo ajuste “Conforto” está disponível ao lado de modos mais ágeis como “Sport” e “+R”, focado em pistas. Cada seleção ajusta os amortecedores adaptativos, esforço da direção, sensação de mudança de marchas e resposta do acelerador do carro sob demanda.
O novo Type R, atração em Genebra, tem um pacote aerodinâmico mais abrangente do que o modelo anterior, incluindo um assoalho mais liso, defletores dinâmicos de ar na dianteira, uma asa traseira de baixo peso e geradores de down force na parte traseira do teto. O corpo muscular e agressivo tem o melhor equilíbrio entre sustentação e arrasto, contribuindo para uma maior estabilidade em alta velocidade.
A produção do novo Civic Type R está prevista para começar no meio de 2017, na unidade fabril da Honda no Reino Unido (HUM) em Swindon – o centro global de fabricação para a 10ª geração do Civic hatchback. O esportivo será exportado para toda a Europa e para outros mercados em todo o mundo, incluindo o Japão e os EUA. Sua chegada na América do Norte marcará a primeira vez que um Honda Type R será oficialmente vendido por lá.