Marconi amplia passe livre estudantil
Redação DM
Publicado em 10 de fevereiro de 2017 às 00:58 | Atualizado há 1 ano
- Secretaria de Estado de Governo prepara implantação do programa em Catalão e Jat
- 20 mil estudantes das redes pública e privada de Anápolis e Rio Verde serão beneficiados
O governador Marconi Perillo assinou, ontem, Projeto de Lei (PL) para ampliação do Passe Livre Estudantil (PLE) para Anápolis e Rio Verde – os dois primeiros municípios fora da Grande Goiânia a receber o benefício. Em solenidade no Palácio Pedro Ludovico, o governador afirmou que vai manter firmes as rédeas com o gasto público para promover ainda mais cidadania, em especial a juventude. “Vamos continuar fazendo um governo austero para promover a juventude”, afirmou, sob aplausos. O PL será enviado na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa.
Para uma plateia formada em sua maioria por estudantes, no Auditório Mauro Borges, Marconi disse que a política de corte de gastos permite ao governo estadual direcionar recursos para áreas consideradas estratégicas. “É papel do governante cortar gastos, tomar medidas de austeridade, para permitir que a juventude tenha acesso à escola”, discursou. Para o ele, é “dever moral e intelectual” do gestor público investir em Educação, apoiar os hipossuficientes – as camadas mais humildes da sociedade.
Além de considerar hoje um dia “grande satisfação” e uma “conquista fantástica” para o futuro da juventude goiana, governador ressaltou que a política de austeridade pelo crescimento permite que o Estado direcione suas ações para democratizar as oportunidades para todas as pessoas. “Governar é fazer escolha. Governar com seriedade é fazer as melhores escolhas”, sustentou.
Na solenidade, o governador aproveitou para fazer um desabafo. Disse que desde cortou cargos comissionados no Estado, tem sido procurado constantemente por pessoas pedindo emprego. “É desonesto empregar alguém e a pessoa não ter qualidade ou compromisso com o que faz”, disse Marconi.
Passe Livre Estudantil vai beneficiar 20 mil estudantes em Anápolis e Rio Verde
Secretário de Governo, Tayrone Di Martino explicou que, em Anápolis, 15 mil estudantes serão beneficiados pelo Passe Livre Estudantil e 5 mil em Rio Verde. Segundo ele, a meta do governo é interiorizar o programa. As próximas cidades a serem contempladas serão Jataí e Catalão e o programa também será lançado em breve no Entorno de Brasília.
Tayrone explicou ainda os estudantes já contam com desconto de 50% na tarifa e o Estado se encarrega dos outros 50%, com o compromisso de universalidade do benefício. Em Anápolis e Rio Verde, o valor do subsídio garantido pelo governo estadual deverá somar R$ 747 mil mensais. Segundo o secretário, para ter acesso ao programa, o município precisa ter transporte coletivo com uso de bilhetes eletrônicos. Esta semana, adiantou, agendou reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, na perspectiva de ampliar o Passe Livre Estudantil nos municípios do Entorno de Brasília.
Ao investir na Educação, Marconi atua para reduzir criminalidade, afirma presidente do Conselho da Juventude
Junto com o projeto da ampliação do Passe Livre Estudantil para Anápolis e Rio Verde, o governador assinou também a criação, por lei, do Conselho Estadual da Juventude – que existia até hoje por decreto – e do Estatuto da Juventude. Presidente do Conselho Estadual da Juventude, Aava Santiago elogiou o ato. “Isso garante que, seja qual for o governante no futuro, ele não poderá extinguir o Conselho da Juventude”, disse.
De acordo com ela, o gesto do governador não se resume apenas na interiorização do Passe Livre Estudantil, mas no apoio à mobilidade juvenil e no acesso ao conhecimento. “Pesquisa do Ipea mostrou que 1% a mais de estudantes na escola representam 2% a menos na criminalidade”, sustentou.

Marconi é referência para o Brasil em gestão e modernização”, afirma prefeito de Anápolis
Presente na solenidade, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB), afirmou que Marconi dá uma verdadeira aula de “modernização e governança participativa”. Ele lamentou que o governador tenha apenas mais um ano e meio de mandato, dizendo que, de certa forma, isso é uma “frustração dos prefeitos”.
“O senhor dá aula de gestão, de enxugamento da máquina”, reforçou, dizendo que Marconi é hoje um grande líder nacional, “referência em gestão e modernização para o País”. Professor de Química, Roberto Naves disse que toda transformação tem de contar com um catalisador e que o grande catalisador de Goiás é o governador Marconi Perillo.