Volkswagen up! 2018 ganha visual mais esportivo e a série especial “connect”
Júlio Nasser
Publicado em 5 de abril de 2017 às 11:14 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O Volkswagen up! 2018 chega ao mercado neste mês com visual mais esportivo e novo conjunto de tecnologia, além da série especial “connect” TSI, que recebeu detalhes inéditos e diferenciados. Dentre as novidades, o modelo vem agora com faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular e o aplicativo exclusivo “maps + more”, desenvolvido pela Volkswagen e que possibilita monitorar as principais funções do veículo por meio do smartphone.
O novo up! 2018 traz painel totalmente novo. O de instrumento ficou maior, o volante multifuncional de estilo global está mais refinado e o interior agora vem com iluminação de ambiente, recurso inédito na categoria. Com 3,5”, a tela central do instrumento combinado traz novas funções. Agora é possível monitorar informações de texto do rádio e de mídias pelo instrumento combinado, que possibilita também configurar a linguagem e as unidades de medida das informações do computador de bordo, que tem nove funções.
Outras novidades do sistema são o indicador de porta(s) aberta(s) e o aviso de tempo de revisão. A nova tela também tem as funções de mostrar temperatura externa, relógio, indicador de troca de marchas, entre outros. A Volkswagen não falou ainda em preços e muito menos se serão majorados em razão das novas tecnologias introduzidas no novo up!.
Em termos de motorização, o compacto da VW mantém os mesmos propulsores 1.0 de três cilindros MPI, de até 82 cv (câmbio manual de cinco marchas ou transmissão automatizada I-Motion) e o TSI, de até 105 cv (câmbio manual de cinco marchas). O motor TSI turbocompressor conta com injeção direta de combustível. O up! MPI leva 12,6 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 163 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.
O modelo 2018 ganhou algumas mudanças estéticas, como friso cromado no novo para-choque e friso cromado grade do radiador. Na traseira, destaque para o novo para-choque, lanternas com novo visual e mais escuras e um friso cromado percorrendo toda a parte inferior da tampa do porta-malas, dando mais requinte ao veículo. O desenho do novo para-choque, compondo o conjunto com novos retrorrefletores e amplo difusor, mostram um up! mais largo.
Graças aos novos para-choques, o novo up! cresceu em comprimento, passando a ter 3,68 metros, u seja, 84 mm maior que o modelo anterior (ganho de 72 mm no balanço dianteiro, que passa a ser de 657 mm, e 12 mm no balanço traseiro, 611 mm).
Série especial
A série especial “connect traz detalhes inéditos e estilo diferenciado. Oferecida exclusivamente com a motorização TSI, a novidade conta retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo), interior escurecido (conferindo mais esportividade), adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante e o sistema de som “Composition Phone”. A versão “connect” será oferecida nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius.
Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI que equipa o connect é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm.
O up! 2018 é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas), recursos importantíssimos de segurança que são oferecidos apenas pelo modelo Volkswagen na categoria. Além disso, o alerta sonoro e o indicador de uso do cinto de segurança no painel informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados.
No banco traseiro os cintos laterais são retráteis já desde a versão de entrada take up!, que conta com dois apoios de cabeça. Nas demais versões há três apoios de cabeça para o banco de trás. O modelo é fabricado em Taubaté (SP), tem garantia total de três anos e é oferecido em sete cores de carroceria: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas), além das metálicas Prata Sírios Azul Lagoon, Cinza Platinum e Laranja Habanero. O up! é comercializado nas versões 1.0 take up! (2 e 4 portas), take up! , move up!, black up!, red up!, white up!, cross up! e high up! (4 portas), com câmbio manual e automatizado.