Maguito diz que Marconi “foi justo com Aparecida” e condena discurso do ódio
Redação
Publicado em 4 de novembro de 2016 às 01:10 | Atualizado há 4 mesesO governador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), deram ontem mais uma vez o exemplo da convivência política de alto nível e da parceria administrativa entre gestores de partidos rivais. Na abertura da 49ª edição do Governo Junto de Você, no município, o tucano e o peemedebista reforçaram os laços da relação harmônica que marcou os oitos anos de Maguito. Prestes a encerrar seu segundo mandato como prefeito, o ex-governador e ex-senador afirmou que Marconi foi sempre justo com Aparecida e condenou o discurso do ódio.
As declarações de Maguito foram interpretadas, mais uma vez, como repreensão pública ao filho dele, o deputado federal Daniel Vilela (PMDB), sempre virulento nos ataques a Marconi. Maguito fez um breve balanço das parcerias que firmou com o governador Marconi Perillo ao longo desses seis anos de um relacionamento “republicano”, na visão de ambos.
Os elogios mútuos de Maguito e Marconi ao comportamento de dois chefes de Executivo pertencentes a partidos políticos que sempre estiveram em posição antagônica nas disputas ao governo do Estado, se deram por ocasião da abertura da 49ª edição do programa Governo Junto de Você, na manhã de ontem, no bairro Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia.
Discursando primeiro, Maguito chamou os presentes a uma reflexão: “Temos que unir as nossas forças”. O prefeito entende que a classe política, quando se digladia, prejudica o povo. O alerta serviu para dizer que o País precisa voltar a caminhar. “O país – advertiu – está travado, e o problema não é só econômico, é político”. Ele apelou para que as forças políticas deixem o discurso do ódio e deem as mãos pelo Brasil. “Encerradas as eleições em todo o País, é hora de voltar a trabalhar com muito afinco, determinação e com união”.
Ao agradecer mais essa edição do Governo Junto de Você na cidade, Maguito elogiou o governador Marconi Perillo, que “sempre foi muito solícito, muito justo, muito carinhoso com a nossa cidade e com o nosso povo”. Marconi, por sua vez, destacou as parcerias firmadas com o prefeito Maguito para melhorias em várias áreas da administração: “O prefeito Maguito Vilela, ao longo dos anos, soube se comportar como um prefeito republicano, sempre se colocando acima das questões partidárias. Eu e ele já fomos adversários na disputa pelo governo do Estado. Isso não influenciou em nada para que durante seis anos nós tivéssemos as melhores parcerias em favor de Aparecida de Goiânia”.
Esta é a quarta vez que o Governo Junto de Você assiste a população aparecidense. Nas três edições anteriores, realizadas em fevereiro e maio de 2014 e junho de 2016, respectivamente, foram realizados 182.514 atendimentos.
Com mais de 3 milhões de pessoas atendidas, o programa tem como um de seus carros-chefes as consultas oftalmológicas, contabilizando mais de 1,2 mil por edição. Além do exame de vistas, a Fundação Banco de Olhos de Goiás possibilita cerca de 100 encaminhamentos diários para cirurgias de catarata. Todos os serviços são gratuitos.
A estrutura do Governo Junto de Você em Aparecida de Goiânia está localizada na esquina da Avenida Benedito Silvestre de Toledo com a Rua 37, no Setor Independência. Os atendimentos acontecerão das 8h às 17h, de quinta a sábado, e das 8h ao meio-dia no domingo.
“Parcerias fortalecem a cidadania”, afirma governador
“Parcerias institucionais são necessárias para fortalecer a cidadania”, disse o governador Marconi Perillo ontem, na abertura da 49ª edição do Programa Governo Junto de Você, em Aparecida de Goiânia. Durante o evento, ele entregou 388 escrituras para moradores do Colina Azul e Tiradentes, assinou o decreto 8.378/2016, que instala a sede do Poder Executivo estadual na cidade durante a vigência do programa (até o próximo domingo), ratificou convênio de pavimentação asfáltica e ainda disse que voltará à cidade na próxima segunda-feira para entregar o IML de Aparecida.
De hoje até domingo, o Governo Junto de Você leva aos moradores do Setor Independência e imediações cerca de 200 serviços gratuitos, como emissão se documentos e realização de exames médicos, oferecidos pelo governo do Estado e Prefeitura de Aparecida, além de 37 parceiros. “Aparecida, a segunda maior cidade do Estado, ganha com estas parcerias. É uma ação bonita do governo estadual e municipal. Assim que garantimos o desenvolvimento e a cidadania”, afirmou o governador, que foi aplaudido duas vezes durante seu discurso.
Marconi lembrou que, por meio da atuação conjunta entre Estado e município nos últimos anos, foi possível levar para Aparecida tratamento de esgoto, pavimentação, educação, saúde: “Isso foi benéfico para a cidade. Vamos aqui atender quase 100 mil pessoas. Todas as secretarias do governo estão aqui. Nosso foco é trazer serviços de qualidade para melhorar a vida das pessoas”. Ele destacou a importância da instalação na cidade do Credeq, onde será realizado em breve congresso nacional de psiquiatria, e da expansão do Vapt Vupt, que deve inaugurar a quarta unidade em Aparecida.
Para o governador, a entrega de benefícios ligados à habitação é uma das ações mais gratificantes para a construção da cidadania. “Todas as ações são importantes. Mas o ponto alto deste evento é a entrega de benefícios de moradia, como as 388 escrituras que estamos entregando para pessoas. Principalmente para os mais idosos, pais e mães. Estamos também abrindo a coleta de assinaturas para que novas escrituras sejam entregues em breve. Esse é um programa de grande interesse do Estado”, salientou.
Informou que a meta do governo é zerar o déficit habitacional do Estado em médio prazo. “Implantamos o Passe Livre no Nosso Governo, vamos chegar a 200 mil bolsas universitárias, e vamos atender 70 mil famílias com o Renda Cidadã. Mas a habitação é muito importante. Queremos zerar o déficit em breve. Começaremos pelos municípios menores e vamos atacar as grandes cidades também. Aparecida é uma das prioridades”, informou.
Marconi assinou ainda convênio entre a Prefeitura de Aparecida e o governo do Estado, que prevê repasses para a pavimentação de bairros da cidade, e disse que voltará à cidade na segunda-feira para anunciar novo benefício. “A primeira parcela de R$ 500 mil será depositada hoje na conta da prefeitura”, afirmou. “Segunda-feira estarei aqui, com o secretário José Eliton, entregando o IML de Aparecida”, disse.
Peemedebista diz que relação com Marconi é “exemplo”
O prefeito de Aparecida mencionou o bom relacionamento que tem com o governador Marconi Perillo como exemplo de comportamento para a classe política. “Aqui as eleições transcorreram em paz, sem tumulto. Nem eu e nem o governador fizemos politicagem na disputa em Aparecida”, relatou.
Depois de enumerar as obras do governo do Estado em Aparecida, o prefeito falou das potencialidades do município e da disposição do governador em ajudar na viabilização de alguns projetos. Maguito mencionou a remoção do Cepaigo e do Semiaberto da área onde se encontram para que nela seja criado o Distrito Industrial Metropolitano. “Eu e o governador defendemos essa ideia. O dia em que isso ocorrer, Aparecida vai dar um salto muito grande em seu desenvolvimento”, previu.
Na próxima semana, o governador Marconi Perillo irá receber em audiência o prefeito Maguito Vilela, o prefeito eleito Gustavo Mendanha e o vice Véter Martins, para iniciar um novo trabalho de parceria com a administração municipal de Aparecida.