Política

Daniel se compromete a concluir obras inacabadas do atual governo

Redação DM

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 01:08 | Atualizado há 8 anos

Candidato a governador da Co­ligação Novas Ideias, Novo Goiás (MDB, PP, PRB e PHS), Daniel Vile­la (MDB) se comprometeu, ontem, durante visita à romaria em louvor a Nossa Senhora da Abadia, no Dis­trito de Muquém (Niquelândia), a construir o anel viário de acesso ao local. “Prometeram várias vezes e não fizeram o anel viário. Mas, se eu for eleito, vou fazer”, afirmou. Daniel tem dito que, se for eleito, a priorida­de no início da gestão será concluir as obras inacabadas do atual gover­no e colocar para funcionar as es­truturas prontas que estão ociosas.

O anel viário foi prometido em 2016 pelo atual governador José Eliton (à época vice-governador e secretário de Segurança Pública) para ser concluída em 2017, mas até hoje não saiu do papel. Daniel firmou o compromisso em con­versa com o bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias dos Reis, e com o reitor do Santuário, padre Aldemir Franzin. A GO-237, que liga Niquelândia ao distrito, tam­bém tem trechos com o asfalto de­teriorado e está sem sinalização.

MISSA

Daniel participou da tradicional Missa Solene da Padroeira de Goiás ao lado do candidato a vice-gover­nador na chapa, deputado federal Heuler Cruvinel (PP), do candidato a senador Vanderlan Cardoso (PP), e do coordenador-geral da campa­nha, deputado federal Pedro Cha­ves (MDB), além de lideranças lo­cais. O emedebista esteve presente também nas missas de 2016 e 2017, quando pôde presenciar a promes­sa–não cumprida–feita por José Eli­ton, que naquele ano representava o então governador, Marconi Peril­lo, ausente da festa. A romaria com­pleta este ano 270 anos de história.

O governadoriável do MDB elo­giou a homilia de dom Messias, cha­mando a população, em especial aos cristãos, a se atentarem à importân­cia da participação política. “Dom Messias lembrou que a política é es­sencial para a transformação da so­ciedade e é isso que temos dito em muitas das reuniões que já realiza­mos. Esse é o caminho para melho­rar a vida das pessoas e é preciso que todos estejam atentos ao trabalho e às propostas dos candidatos”, afirma Daniel. “No entanto, vale destacar que parte dessa descrença da popu­lação é culpa dos próprios políticos, por causa do descrédito de não en­tregarem aquilo que cumprem. Te­mos que mostrar que com serieda­de e trabalho, é possível fazer a boa política”, completou Daniel, citando a promessa do anel viário do Mu­quém como um exemplo negativo.

O bispo falou da necessidade de um salto de qualidade nas candida­turas e no voto. “A igreja espera dos cristãos leigos um salto de qualida­de, quer seja na candidatura, quer seja por voto a dado.” Ele também fez um duro combate às fake news e à apatia: “Exorto os eleitores a vo­tarem. Circula pelas redes sociais a informação falsa de que quando os votos nulos e brancos são acima de 50%, a eleição é anulada. Isso é falso. Votar nulo e branco é como a atitu­de de Pilatos, que lavou as mãos. A melhor forma é votar contra os cor­ruptos, é votar num bom candidato.”

Dom Messias também fez du­ras críticas a políticos que defen­dem o aborto. “Não vamos sujar nosso voto com sangue. O aborto é abominável.” Daniel já se posi­cionou, em entrevista ao jornal O Popular, publicada em 5 de junho, ser contra o aborto. O bispo dis­se ainda que os cristãos esperam “políticos convertidos e com cora­ções novos, iluminados pela luz do evangelho” e “dirigentes políticos que vivam compaixão no seu ser­viço ao povo”. Daniel se declarou feliz por ter seu projeto para Goiás em consonância com as palavras de dom Messias: “Cuidar das pes­soas, por meio de uma ampla rede de proteção social, é o foco da nos­sa proposta. O governo deve servir ao povo e é isso o que propomos.”

Antes da missa, Daniel percorreu acampamentos de romeiros e con­versou com moradores da Região Norte. O candidato conversou sobre projetos para Goiás e também sobre a romaria, evento de grande impor­tância religiosa e cultural de Goiás. “Os 270 anos da Romaria do Mu­quém falam por si só. Goiás guarda algumas tradições que nos enchem de orgulho e que retratam bem a reli­giosidade da nossa gente, como esta grande festa”, afirmou Daniel. A ro­maria atraiu este ano cerca de 450 mil pessoas, segundo os organizadores.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia