Entretenimento

Grunge garageiro no Martim Cererê

Redação DM

Publicado em 19 de julho de 2018 às 23:53 | Atualizado há 1 ano

A cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, é ca­racterizada por diversos adjetivos pelos seus habitantes. Às vezes é tida como bipolar, devido às mudanças climáticas abruptas. Em outras casos é considerada como a capital da música sertaneja, devido ao número de bandas deste estilo musical que inicia carreira nesta região. Todas essas definições para Goiânia são válidas, tendo em vis­ta que a cidade, desde o seu sur­gimento, é um fervilhar de acon­tecimentos históricos e musicais. Felizmente, existem pessoas que continuam lutando contra esses duros adjetivos sobre o que Goiâ­nia é ou deixa de ser. Isso faz da ci­dade um terreno de oportunidades múltiplas, de variedades que aten­dam a todos os gostos.

São pessoas como essas que co­meçaram, no final da década de 80 e começo de 90, a realizar shows de rock e criar bandas neste estilo. Ba­tendo de frente com quem gosta­ria de limitar a cultura do Estado há apenas um ritmo. Atualmente, Goiânia também é caracterizada em diversos pontos do Brasil como um berçário de grandes bandas dos mais variados estilos. Produzido pela Monstro Discos, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cul­tura, o Cidade Rock, realizado no Martim Cererê, é um dos eventos que buscam fortalecer a cena do rock em Goiânia. No próximo sá­bado (21), a partir das 19h, ocor­re a quinta edição, tendo o grunge como destaque. Além dos shows, o Cidade Rock conta com disco­tecagem de Alexandre Perini, food kombis, bazar e bar com chope ar­tesanal. A entrada é gratuita.

O grunge é um movimento mu­sical que surgiu em Seattle, nos Es­tados Unidos, no início dos anos 90. O estilo teve como principais representantes bandas como Nir­vana, Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden. É considerado o úl­timo grande movimento dentro do rock mundial, sendo que boa parte das bandas novas da atualidade car­rega grandes influências do gêne­ro musical. O grunge, mesmo com o declínio de algumas das princi­pais bandas, ainda se mostra como um modelo de inovação dentro das composições mais recentes.

ROCK, ROCK

Uma das principais atrações do Cidade Rock Especial Grunge, a Dogman foi formada em 2013. Com forte influência de bandas dos anos 90, como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden, o DogMan mescla sua acentuada veia grunge ao sou­thern metal do Black Label Society e aos riffs sombrios do Black Sab­bath. Essa mistura de estilos é ga­rantia de um som pesado e cheio de energia, apresentado ao vivo com grande competência pelo quinte­to. A banda já lançou dois discos e é presença constante nos grandes festivais de rock de Goiânia.

Outro destaque nesta edição do Cidade Rock é o Black Lines. O grupo foi formado em 2014 e também faz um som pesado e com fortes referências às bandas de Seattle e ao stoner rock. Este ano, a banda lançou o EP Witches’ Dance, apresentando seu heavy rock com influências de Alice in Chains, Kyuss e Black Sabbath, e que conta com a participação es­pecial do vocalista da Dogman, Haig Berberian, na música Mills.

O 7º Cidade Rock conta ainda com shows de bandas mais no­vas do cenário musical. Entre elas, o Coyote Shades e o Distorce. Por fim, contamos com a apresentação dos grupos Rural Killers e Mad Mat­ters, que já têm uma trajetória um pouco mais longa, mas que tam­bém bebem na fonte do grunge e do stoner rock.

SERVIÇO:

Evento: 7º Cidade Rock

Shows com: Dogman, Black Lines, Rural Killers, Mad Matters, Distorce e Coyote Shades

Data: Sábado, 21 de julho, a partir das 19 horas

Local: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor Sul)

Entrada franca

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia