Esportes

Mesmo derrotada, Croácia também faz festa para a seleção

Redação DM

Publicado em 17 de julho de 2018 às 03:03 | Atualizado há 8 anos

Depois de uma campanha his­tórica na Copa do Mundo da Rús­sia, a seleção da Croácia foi rece­bida com festa no retorno a sua terra natal. Mesmo com a derrota na decisão para a França, a delega­ção comandada por Zlatko Dalic voltou à casa ovacionada por cer­ca de 60 mil pessoas, que lotaram as ruas de Zagreb para prestigiar os responsáveis pelo melhor re­sultado da história do país.

As festividades começaram ainda na pista do aeroporto, onde funcionários recepcionaram jo­gadores e comissão técnica ves­tidos à caráter com a tradicional camisa xadrez da seleção. Depois, a delegação partiu em carro aber­to rumo às ruas da capital croata para receber o carinho do povo. O destino final do desfile foi a praça principal de Zagreb, onde o grupo considerado “campeão” foi rece­bido pela presidente Kolinda Gra­bar-Kitarovic.

Dentro de campo, o vice-cam­peonato foi o melhor resultado da história do país em Mundiais. Até então, o terceiro lugar na Copa de 1998, na França, havia sido o principal feito da Croácia, que reencontrou a seleção sede de seu antigo resultado mais im­pactante na decisão em solo rus­so. Em uma final recheada de po­lêmicas envolvendo decisões do árbitro argentino Néstor Pitana, os comandados de Dalic saíram derrotados por 4 a 2.

Se a taça não foi conquistada, ao menos a seleção croata saiu da Copa do Mundo de 2018 com um troféu em âmbito individual. Dono de grandes atuações, o ca­misa 10 e capitão Luka Modric foi eleito o melhor jogador da compe­tição. Em sete jogos, o meio-cam­pista do Real Madrid marcou dois gols e somou uma assistência.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia