Organização social não tem donos
Redação DM
Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 01:21 | Atualizado há 9 anosEm relação à reportagem sobre os dirigentes e gestores das Organizações Sociais, esclarecemos que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) não possui donos, conforme chamada de capa. O termo, empregado erroneamente na edição do dia 18 de fevereiro, contradiz o que defendemos há 10 anos como organização social. O Idtech é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por membros da sociedade civil, com títulos de qualificação no Estado de Goiás e em outros municípios.
Fundado em 2005, o Idtech atua em projetos dos governos municipal, estadual e federal. Além da Saúde, onde teve mais visibilidade na gestão da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta (Prefeitura de Goiânia) e do Hospital Alberto Rassi – HGG (Governo de Goiás), também tem know how em Serviço Social, desenvolvendo projetos de Trabalho Técnico Social para milhares de famílias, por meio da Caixa/Governo Federal.
Completamos uma década de projetos que valorizam a inclusão, seja ela social, cultural ou tecnológica. Obstante aos contratos, temos iniciativas próprias de responsabilidade social. Já levamos milhares de pessoas ao teatro (Plateia Social), proporcionamos dias de interação com o computador em dezenas de instituições filantrópicas (Solidariedade.ponto.com) e damos aula gratuitamente de informática há mais de cinco anos (Centro de Inclusão Digital do Trabalhador – CIT).
Com a implantação da gestão das organizações sociais em Goiás, infelizmente, criou-se por opositores ao modelo uma imagem de que estão por trás destas instituições empresários ávidos por lucro, o que lamentamos profundamente, pois esta não é a razão institucional do Idtech. Lutamos por um serviço público inclusivo e de qualidade a partir da máxima eficiência de recursos. E isso só se alcança com compromisso social e transparência.
Repetimos que o Idtech não possui um dono, nem mesmo é formado por empresários. Suas decisões ficam à cargo de um conselho administrativo, formado por representantes plurais da sociedade civil. É apartidário e imparcial. Seu trabalho é acompanhado rotineiramente pelos órgãos de controle como Ministério Público, Controladorias Gerais e pelos contratantes. Sua sede está localizada em Goiânia e todas as outras informações podem ser vistas no site www.idtech.org.br. Sempre estamos de portas abertas para a sociedade, que queira conhecer uma organização social que tem casa, nome, história, e principalmente credibilidade.
(José Cláudio Romero, coordenador executivo do Idtech)