Prefeitura quer acelerar saída de candidatos
Diário da Manhã
Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 00:07 | Atualizado há 9 anos
O quadro de incertezas na aliança entre PT e PMDB na prefeitura de Goiânia pode acelerar o processo de desincompatibilização dos secretários e auxiliares do prefeito que serão candidato nas próximas eleições. Pelo menos é o que sinaliza o prefeito Paulo Garcia. Em reunião com o seu secretariado ele pediu definição sobre candidaturas. Com a perspectiva de fim da aliança entre os dois partidos o prefeito quer antecipar a reforma e se preparar para a disputa. Pela legislação o prazo final para desincompatibilização é o mês de abril, mas a perspectiva do prefeito é fazer esta reforma já no mês de março.
Entre os peemedebistas, dois nomes despontam como candidatos, o Secretário Municipal de Trânsito, Andrey Azeredo e Paulo Borges, Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia. Andrey já foi candidato, é faz parte dos novos quadros do partido e tem se destacado nas funções que ocupa na administração municipal. Paulo Borges é vereador no terceiro mandato e nesta administração já foi presidente da Comdata, função que retoma na sua atual pasta.
Superintendente do Procon, Rodrigo Melo, é suplente de vereador pelo PSDC, com 2.582 votos, ele também foi candidato a deputado estadual, obtendo 8.202 votos. Também suplente pelo PSDC, Anderson Salles, que ocupa a Diretoria de Defesa Social da Guarda Civil, é cotado para uma nova disputa nestas eleições. Secretário Extraordinário, o ex-vereador Joãozinho Guimarães, conhecido como Joãozinho da Bicicleta. Morador há 27 anos no Parque Atheneu, ele deve tentar o retorno à Câmara Municipal pelo PRB.
No PT a lista de prováveis candidatos é grande. O desejo de ter uma chapa forte estimula dirigentes petistas a sensibilizar o ex-prefeito Pedro Wilson Guimarães a entrar na disputa como puxador de votos do partido na capital. Elton Ribeiro, comandante da Guarda Municipal e o presidente da Comurg, Edilberto de Castro Dias, também encabeçam esta lista, juntamente com Nelcivone Melo, presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e a ex-vereadora Cidinha Campos, Superintendente dos Direito à Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Suplente de vereador, e assessor especial, Marcos Vinícius, o Marquinhos da Redenção, é visto como uma dos potenciais eleitos pelo PT nestas eleições. Diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Marcos Pedro da Silva é outra aposta do partido.
Secretário de Cultura, Ivanor Florêncio é ex-presidente do diretório metropolitano e uma das referências do PT em Goiânia. Bem avaliado na sua gestão na Secut, ele tem o apoio de vários do segmentos do movimento cultural à sua virtual candidatura. Dirigente petista, Chefe de Gabinete do Prefeito e ex-presidente da Comurg, Paulo Cesar Fornazier é tido como virtual candidato. A secretária de Municipal de Assistência Social, Maristela Bueno está na lista das mulheres que são prováveis candidatas, assim como Cristina Laval, Diretora de Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.
Virtuais candidatos a vereador
Andrey Azeredo (PMDB) – Secretario Municipal de Trânsito
Anderson Salles de Faria (PSDC) – Diretor do Sistema de Defesa Social da Guarda Civil
Cidinha Campos (PT) – , Superintendente dos Direito à Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Cristina Laval – Diretora de Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde
Edilberto de Castro Dias (PT) –Presidente da Comurg
Elton Ribeiro Magalhães (PT) – Comandante da Guarda Civil Metropolitana
Ivanor Florêncio (PT) – Secretário de Cultura
Joãozinho da Bicicleta (PRB) – Secretário Extraordinário
Maristela Alencar Bueno (PT) – Secretária de Municipal de Assistência Social
Marcos Pedro (PT) – Diretor Geral de Ensino da Secretaria de Educação
Marcos Vinícius (PT) – Assessor Especial
Nelcivone Melo – Presidente da Amma
Paulo Cesar Fornazier (PT) – Chefe de Gabinete
Paulo Borges (PMDB) – Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia
Pedro Wilson Guimarães (PT) – Secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Alternativas
Rodrigo Melo (PROS) – Superintendente do Procon