Economia

Higiene pessoal

Redação DM

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 05:06 | Atualizado há 11 anos

Proximidade do consumidor. É o principal foco da Johnson & Johnson e razão pela qual a multinacional do setor de higiene e saúde adotou uma nova estratégia de marketing, com maior participação em mídias digitais e em pontos de venda. A TV continua a ser o principal canal de divulgação da marca, primeiro lugar na pesquisa.

— O objetivo é aumentar a percepção dos clientes quanto ao papel de liderança da Johnson & Johnson em vários setores — explica José Cirilo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson Consumo do Brasil.

No Brasil, são 140 produtos no varejo em 18 áreas de saúde e higiene. Em 2015, houve lançamentos nas marcas Neutrogena, Listerine, Johnson’s Nutrição e Roc, linha de dermocosméticos faciais, além de campanhas como as sobre cuidados com bebês.

Segunda colocada na pesquisa, a Dove, da Unilever, manteve suas apostas em inovação como estratégia para se destacar, explica Eduardo Campanella, diretor de Marketing da marca. Entre os principais lançamentos deste ano está a linha de antitranspirantes comprimidos, que vêm em embalagens menores. Para cabelos, relançou sua linha Dove Nutritive Solutions e, em sabonetes, criou a versão Creme de Pistache.

Para Campanella, o sucesso de Dove junto aos cariocas é consequência da qualidade dos produtos e “de uma relação de confiança construída junto às mulheres, mostrando a real beleza de cada uma delas”.

A Oral-B, marca de escovas e cremes dentais da P&G e a terceira colocada, vê provas da preferência do carioca em números de mercado.

— No Rio, a participação média de mercado no segmento de cremes dentais é de 18%, o dobro da média nacional. Os dentistas são grandes parceiros. E escolhemos a cidade para lançar este ano o Oral-B Pro-Saúde com escudo antiaçúcar — conta Luis Henrique Siqueira, gerente de Marketing da marca.

Em 2015, foi inaugurada uma fábrica para produção de cremes dentais Oral-B em Seropédica, na Baixada Fluminense, o que pode reforçar ainda mais a presença da marca no Rio. As escovas de dente Oral-B são líderes em vendas no mercado carioca. No ranking nacional, a marca ocupa a segunda posição.

A Colgate, em quarto lugar, voltou à lista das cinco preferidas entre os cariocas em Higiene Pessoal, após dois anos. Já a Protex aparece pela primeira vez no ranking, na quinta colocação.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia