Economia

Juros cobrados em empréstimos chega a 62,3% ao ano

Redação DM

Publicado em 27 de outubro de 2015 às 08:55 | Atualizado há 11 anos

BRASÍLIA – Com a crise econômica e a baixa confiança das famílias e empresas, os bancos diminuíram os chamados spreads bancários (a diferença entre o custo do dinheiro para as instituições e o valor que elas repassam para os clientes). De acordo com o Banco Central, no geral, a queda dos spreads foi de 0,3 ponto percentual e chegou a 18,5 pontoS percentuais.

A baixa foi ainda mais acentuada no chamado crédito livre , aquele que os bancos têm liberdade para aplicar onde quiser. No entanto, esse corte não foi suficiente para reverter as altas dos ganhos no passado e nem o aumento do custo de captação.

Por isso, os juros cobrados em empréstimos com recursos livres para as famílias chegou a nada menos que 62,3% ao ano: os maiores desde março de 2011, quando o BC passou a registrar os dados em nova tecnologia.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia