Vale teve prejuizo de R$ 6,6 bi no 3º trimestre de 2015
Redação DM
Publicado em 22 de outubro de 2015 às 04:45 | Atualizado há 11 anosRIO – Mesmo com produção recorde de minério de ferro no terceiro trimestre, a Vale teve um prejuízo líquido R$ 6,663 bilhões no terceiro trimestre de 2015 contra um lucro líquido de R$ 5,144 bilhões no trimestre anterior. A empresa dvulgou seu resultado financeiro no início da manhã desta quinta-feira, antes da abertura do mercado.
O prejuízo da mineradora, porém, tem apenas um efeito contábil, pois resulta principalmente da valorização do dólar. Como mais de 90% da dívida da empresa é denominada em moeda americana, isso acaba neutralizando os ganhos operacionais, ou seja, os ganhos obtidos com a venda de seus produtos.
No terceiro trimestre de 2014, a Vale teve prejuízo de US$ 1,4 bilhão. Já no segundo trimestre deste ano, a Vale teve lucro líquido de US$ 1,6 bilhão.
Além do dólar forte, o preço menor do minério de ferro e outros itens, como cobre e níquel, também contribuíram negativamente para o resultado. A média de preço no mercado spot (à vista) chinês, referência no mercado internacional, foi de US$ 55 em média no terceiro trimestre de 2015, no cálculo do analista de mineração do Santander, Felipe Reis. O valor é 39% inferior ao preço médio do terceiro trimestre de 2014.
Os preços menores devem puxar a geração de caixa medida pelo Ebtida para baixo. Tanto na avaliação do Santander como na do Itaú BBA, esse indicador ficará em US$ 1,9 bilhão ou 37% abaixo do registrado no terceiro trimestre de 2014. Ante o seguindo trimestre, a queda será de 14%.