Partido Liberal vence eleições parlamentares do Canadá
Redação DM
Publicado em 20 de outubro de 2015 às 08:47 | Atualizado há 10 anosOTTAWA — O Partido Liberal canadense venceu as eleições parlamentares realizadas na segunda-feira, pondo fim a nove anos do domínio conservador no governo, mostram resultados parciais. Os liberais, liderados por Justin Trudeau, asseguraram a maioria das 338 vagas no Parlamento.
— Hoje a noite, o Canadá está se tornando o país que era antes — disse ele ao lado da mulher no comício de vitória em Montreal. — Vencemos o cinismo com trabalho duro. Vencemos o negativismo, divisor dos políticos, com uma visão positiva que une os canadenses. Acima de tudo, derrotamos a ideia de que os canadenses devem ficar contentes com menos.
Justin Trudeau, de 43 anos, filho mais velho do falecido primeiro-ministro Pierre Trudeau, está pronto para formar um governo de maioria. O carisma de seu pai pode ter ajudado o inexperiente político na vitória.
O rival de Trudeau, o primeiro-ministro conservador Stephen Harper, cujo partido lidera em 103 distritos, aceitou a derrota. Ele afirmou que já tinha felicitado Justin Trudeau, dizendo que os conservadores iriam aceitar os resultados sem hesitação. Seu partido disse que Harper iria renunciar como líder dos Conservadores
— Os canadenses enviaram uma mensagem clara na noite de segunda-feira: é hora para uma mudança — afirmou ao se dirigir aos seus apoiadores. — Vencemos o medo com esperança, vencemos o cinismo com trabalho duro. Acima de tudo derrotamos a ideia de que os canadenses deveriam estar satisfeitos com menos.
Harper não anunciou seus planos no discurso, mas um comunicado divulgado pelo partido informou que ele deixará a liderança dos conservadores. Além do desejo de mudança da sociedade canadense, a derrota pode ser explicada pela situação econômica difícil no país, com a queda dos preços do petróleo.
O partido de esquerda Novo Partido Democrata (NDP, na sigla em inglês) está a caminho de ganhar 41 assentos, menos da metade do número que tinha no parlamento.
— Dei os parabéns ao senhor Trudeau por sua conquista excepcional — disse o líder do NDP, Tom Mulcair.
Para formar um governo de maioria, um partido precisa conquistar 170 das 338 vagas no Parlamentos.
A opinião pública oscilou amplamente durante esta campanha eleitoral de 78 dias, a mais longa da história do Canadá, e as últimas pesquisas apontavam a vantagem de Trudeau com 38,2%, contra 30,1% para os conservadores e 21,2% para o NDP (esquerda), de Thomas Mulcair. O bloco Québécois (separatista) aparecia com 4,9% e os Verdes, 4,7%.