Levy diz que a política ‘é muito clara e dá resultado’
Redação DM
Publicado em 14 de outubro de 2015 às 01:16 | Atualizado há 11 anosBRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, abriu sua apresentação no plenário da Câmara dos Deputados com um discurso otimista, ressaltando que o ajuste fiscal é apenas o primeiro passo para o país voltar a crescer. O titular da pasta enfatizou que apresentar um “orçamento robusto” em 2016, de forma a diminuir a insegurança fiscal, “é que vai permitir que o Brasil volte a crescer”.
— Eu acredito que a nossa política é muito clara e que dá resultado. Se a gente superar as dúvidas no campo fiscal as outras coisas virão sem a menor dúvida e aí a gente tem que se preparar para um futuro melhor olhando para pontos estruturais.
Levy afirmou que o caminho para a volta do crescimento passa por três passos: acertar o cenário fiscal, o que abre caminho para que a inflação e os juros caiam, com consequente facilitação do crédito. O terceiro passo, bastante ressaltado pelo ministro, diz respeito a mudanças estruturais, de cunho legislativo, para garantir que o país sustente o crescimento e o equilíbrio fiscal
— Essas medidas, muitas vezes de cunho legislativo, para flexibilizar a oferta, são uma garantia de que o alívio trazido pelo equilíbrio fiscal vai se sustenta