Cotidiano

Feriado prolongado: principais vias do Rio apresentam congestionamento

Diário da Manhã

Publicado em 9 de outubro de 2015 às 01:46 | Atualizado há 10 anos

RIO — Os motoristas que saem do Rio na tarde desta sexta-feira, para o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, encontram congestionamento nas principais vias da cidade. Na Ponte Rio-Niterói, em direção a Niterói, há lentidão desde a Reta do Cais até à Praça do Pedágio e o tempo de travessia às 16h era de 35 minutos. No sentido Rio, o tempo de travessia é de 15 minutos, com lentidão apenas no trecho de chegada à Avenida Brasil.

Os reflexos do trânsito na Ponte também atingem a Avenida Brasil. Quem segue pelo sentido centro da via encontra lentidão em Guadalupe, Irajá, Parada de Lucas e na subida da Ponte, na altura do Caju. As pistas no sentido Zona Oeste também apresentam congestionamento e o fluxo é intenso no Caju, Parada de Lucas, Coelho Neto e Irajá.

De acordo com a Ecoponte, cerca de 730 mil veículos passarão pela Ponte Rio-Niterói entre sexta e terça-feira. A expectativa, segundo a concessionária, é de que 91 mil veículos deverão cruzar a via. No sentido Rio, a segunda-feira deverá ser o dia mais movimentado, com 81 mil veículos atravessando a via.

Na BR-101 (Niterói-Manilha), por volta de 16h o congestionamento chegava aos 9km no sentido Região dos Lagos. Há lentidão desde o km 306, na altura de São Gonçalo, até a km 297, em Itaboraí. No sentido oposto, em direção à Niterói, o trânsito também é lento e há 3km de retenções da saída da Via Duque até a chegada à Niterói.

Também há lentidão para quem acessa a BR-040 em direção à Petrópolis. De acordo com a concessionária que administra a via, o trecho de ligação com a Rio Magé e o Arco Metropolitano apresenta três quilômetros de retenção. Já quem acessa a rodovia pela Linha Vermelha e pela Avenida Brasil e, segue em direção à serra, não encontra retenções. O panorama também é bom na Via Lagos. Quem escolheu sair mais cedo de casa não encontra retenções ao longo de toda a via.

Na Via Dutra, a pista sentido São Paulo, na altura de São João de Meriti, apresenta 7 km de congestionamento devido ao excesso de veículos. As retenções também antiga a via na altura de Nova Iguaçu. As concessionárias informaram que disponibilizaram reforços para atendimento médico e mecânico na rodovias.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias