Cotidiano

Lava-Jato: Edinho Silva nega envolvimento

Redação DM

Publicado em 6 de outubro de 2015 às 08:05 | Atualizado há 11 anos

BRASÍLIA – O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva, prestou depoimento segunda-feira em inquérito aberto pela Polícia Federal para investigar suposta irregularidades da campanha de Dilma Rousseff ano passado.

O ministro negou que tenha pressionado, ou mesmo feito qualquer referência a contratos da Petrobras em conversas que teve com o empresário Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC. Edinho disse que não conhecia os diretores da Petrobras e não teria nenhuma influência sobre aquela área. Ele prestou depoimento, em menos de uma hora, para a delegada Fernanda da Costa Oliveira.

O inquérito foi aberto a partir depoimentos da delação premiada de Ricardo Pessoa. O empresário disse que Edinho pediu contribuição para a campanha da presidente e teria mencionado contratos coma Petrobras. O que teria interpretado como uma pressão.

No depoimento, Edinho confirmou que teve três reuniões com Pessoa: uma em Brasília, outra em São Paulo e a terceira no Rio. Na primeira conversa, Pessoa teria oferecido R$ 5 milhões. Na segunda, disse que não poderia contribuir naquele momento. Na última conversa na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, Pessoa ofereceu R$ 2,5 milhões. Nesses encontros, Edinho disse que não fez referência à Petrobras.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia