Cotidiano

Dilma empossa novos ministros do governo

Diário da Manhã

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 00:35 | Atualizado há 10 anos

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff empossa na tarde desta segunda-feira os dez novos ministros anunciados na última sexta como parte da reforma administrativa feita pelo governo para reorganizar os espaços dos aliados na Esplanada e buscar a pacificação política junto ao Congresso, onde tramitam medidas impopulares e pedidos de impeachment contra Dilma. A cerimônia começou às 15h e ocorre no Palácio do Planalto.

Os dez ministros que assumem os cargos são: Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) Miguel Rossetto (Ministério do Trabalho e Previdência Social), Nilma Lino Gomes (Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos), Marcelo Castro (Ministério da Saúde), Aloizio Mercadante (Ministério da Educação), Jaques Wagner (Casa Civil), Aldo Rebelo (Ministério da Defesa), Celso Pansera (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Helder Barbalho (Ministério dos Portos), e André Figueiredo, (Ministério das Comunicações).

Além de unificar ministérios e nomear novos chefes para as pastas, a presidente anunciou outras cinco medidas para racionalizar os gastos do governo: a redução de oito ministérios, um corte de 10% em seu próprio salário e nos salários do vice e dos ministros, a extinção de 30 secretarias em todos os ministérios, o fim de 3 mil cargos de confiança e a redução de 20% nos gastos em custeio. Também serão limitados os gastos dos funcionários com viagens e telefone e vendidos imóveis da União. As medidas foram tomadas para mandar uma mensagem política ao Congresso de que o governo está cortando na própria carne. No mês passado, Dilma lançou um pacote de ajuste fiscal que prevê cortes de R$ 26 bilhões nas despesas do governo e cria novas fontes de receita, como a CPMF. O pacote depende, grande parte, da aprovação dos parlamentares.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias