Cotidiano

Governadores do Brasil Central criam Consórcio de Desenvolvimento

Redação DM

Publicado em 7 de agosto de 2015 às 18:58 | Atualizado há 5 meses

O governador Marconi Perillo participou, na manhã desta sexta-feira (7/8), do II Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT). Marconi e os governadores Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Marcelo Miranda (TO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO) e o ministro-chefe de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, apresentaram e discutiram a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

Com a presença do governador Confúcio Moura, o encontro também marcou a entrada de Rondônia no bloco. Marconi afirmou que a segunda reunião do Fórum teve avanços significativos para a consolidação do bloco. “Saímos do encontro com a estrutura do Consórcio definida”, resumiu. O governador de Goiás propôs a inclusão, na Carta de Cuiabá, de uma visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros, com o objetivo de propor o revigoramento da Comissão de Assuntos Federativos do Congresso Nacional. “Estou muito entusiasmado com as propostas. Vamos concentrar os investimentos e as políticas e nos tornaremos o bloco mais competitivo do País”, comemorou.

Marconi Perillo Forum de Governadores em Cuiabá - Foto Lailson Damasio (24)

O Fórum de Governadores do Brasil Central foi criado no último dia 3 de julho, em Goiânia, durante encontro dos governadores dos Estados do Centro-Oeste, mais o Tocantins, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Criado por sugestão do ministro de assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, ele manterá reuniões mensais até o fim de 2015. Na ocasião, foram definidos os eixos estratégicos de atuação do bloco: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação tecnológica.

Fotos: Lailson Damásio


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias