Economia

Brasil busca novos negócios com o Peru e com a Colômbia

Redação DM

Publicado em 22 de julho de 2015 às 01:35 | Atualizado há 11 anos

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, chegou ontem a Lima, capital do Peru, em busca de novos negócios. Ele participa de encontro com a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Blanca Magali Silva Velarde-Álvarez. O Peru está na lista de 32 países considerados estratégicos pelo governo brasileiro no Plano Nacional de Exportações, lançado em junho. A Colômbia, que Monteiro visita hoje, também é considerada estratégica pelo plano.

O Plano Nacional de Exportações se baseia em cinco estratégias: acesso a mercados, promoção comercial, facilitação de comércio, financiamento de garantias às exportações e aperfeiçoamento do sistema tributário. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre as ações previstas envolvendo Peru e Colômbia estão negociações para antecipar os cronogramas de desagravação (alívio) de tarifas, concluir acordos de cooperação, facilitar investimentos e fortalecer mecanismos de comércio bilateral.

De acordo com dados do ministério, no ano passado, as exportações do Brasil para o Peru somaram US$ 1,8 bilhão e as importações, US$ 1,7 bilhão.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia