Cotidiano

Ações na saúde são ampliadas

Redação DM

Publicado em 8 de julho de 2015 às 02:02 | Atualizado há 2 anos

Renato Dias,Da editoria de Política&Justiça

A rede de proteção à saúde pública ganhará um salto de qualidade em Goianira, cidade na Região Metropolitana de Goiânia. Além da inauguração do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), na Rodovia GO-070, a poucos quilômetros de Goianira, a cidade terá 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos próximos meses. As UBS são construídas pela administração do prefeito Miller Assis (PP), com recursos do governo federal e do próprio município.

Quando todas as unidades estiverem funcionando, a população terá atendimento de qualidade tanto em casos graves, que requeira urgência e emergência, quanto no atendimento básico como consultas, exames e encaminhamentos. “Goianira já tem hoje um bom atendimento à saúde, se destacando na Região Metropolitana. Com essas novas unidades, o ganho em qualidade no atendimento será enorme”, comemora o prefeito Miller Assis.

As obras estão a todo vapor. As novas UBS estão localizadas no Triunfo, Paineiras, Cora Coralina, Los Angeles, Girassóis, Sobradinho, Montreal, Jardins Regina e Parque das Camélias. Com a novidade, só na região do Triunfo, uma das que mais cresce no município, serão cinco unidades de atendimento. A gestão do prefeito Miller Assis também está erguendo uma com recursos próprios. As primeiras UBS, em fase de acabamento, devem ser entregues à população ainda nesse mês de julho.

Integrante da Política Nacional de Urgência e Emergência, a UBS estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no País. Nela, o cidadão pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Uma iniciativa do prefeito Miller Assis, nos locais onde estão sendo instaladas as Unidades Básicas de Saúde, os bairros ganham também outros equipamentos públicos e serviços de urbanização. Além da melhoria na pavimentação, com recapeamento de ruas e reforma de meios-fios, são construídas novas praças e executadas troca de lâmpadas.

Reforma do hospital

Além das construções em andamento, nesse primeiro semestre a prefeitura realizou uma ampla reforma no Hospital Municipal Santos Dangoni. Hoje, a unidade tem nova recepção, sala de espera, consultórios, sala de raio X e sala de curativo. Os espaços passaram a ser climatizados e ainda receberam novo mobiliário. Com atendimento rápido e humanizado, o hospital chega a fazer 300 procedimentos em um único dia.

 

 

 

 

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia