Premier grego diz que respeitará resultado do referendo sobre acordo com credores
Redação DM
Publicado em 29 de junho de 2015 às 03:05 | Atualizado há 11 anosATENAS – O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras afirmou que respeitará uma decisão grega de seguir em frente com um plano de austeridade de longo-prazo, mas que não será responsável por sua implementação, disse o político em entrevista a uma rede de televisão local. Tsipras afirmou que o resultado do referendo convocado para decidir se a população aceita ou não as medidas será respeitado qualquer que seja o resultado, mas acrescentou que “se o povo grego quiser seguir com os planos de austeridade de forma perpétua, o que vai nos impedir de levantarmos nossas cabeças… vamos respeitar, nas não seremos nós que vamos executá-lo.”
O premier disse também que está pronto para conversar com líderes europeus e tentar negociar um acordo.
— Meu telefone está ligado o dia inteiro. Quem quer que ligue, eu atendo.
Tsipras voltou a pedir que os gregos rejeitem um acordo de ajuda internacional no referendo de 5 de julho, ignorando alertas de que um voto pelo “não” levaria Atenas à saída da unidade monetária da Europa.
— Estamos pedindo que vocês rejeitem com todas as suas forças — disse o primeiro-ministro. — Não acho que o plano deles seja expulsar a Grécia da zona do euro, mas acabar com as esperanças de que pode haver políticas diferentes na Europa.
Atenas tem protesto a favor do “não”
Cerca de 17 mil manifestantes, a maior parte simpatizantes do governo de esquerda do partido Syriza, se manifestaram nesta segunda-feira em Atenas e Tessalônica (norte) a favor do “Não” no referendo convocado para decidir se aceitam o plano de resgate dos credores, informou a agência de notícias AFP.
“Não à chantagem da troika (UE, BCE e FMI)”, “Não às ‘memoranda’ (medidas de austeridade)”, “Nossas vidas não pertencem aos credores”, diziam alguns cartazes levados pelos manifestantes que foram à praça.