Dólar inicia sessão em queda e é negociado a R$ 3,08
Redação DM
Publicado em 22 de junho de 2015 às 09:43 | Atualizado há 11 anosSÃO PAULO – O dólar comercial iniciou a segunda-feira em queda, depois de ter se valorização 1,51% frente ao real na sexta-feira, encerrando a sessão negociado a R$ 3,101. Às 9h25m, a moeda americana estava sendo cotada a R$ 3,08 para a venda, um recuo de 0,58%. Na máxima do dia, a divisa subiu a R$ 3,097 e na mínima caiu até R4 3,083.
No exterior, os investidores mantêm a atenção na Grécia, que apresentou em Bruxelas, uma nova proposta fiscal aos credores internacionais, classificada pelo premiê grego, Alexis Tsipras como o último esforço para evitar um confronto e evitar o calote do país aos credores. A proposta prevê novos cortes no orçamento e nas aposentadorias e será analisada nesta segunda. O banco central europeu liberou recursos para que o país não fique sem dinheiro, depois que os gregos sacaram cerca de 4 bilhões de euros nos últimos dias. O impasse deverá alimentar à valorização do dólar ante o euro, já que em caso extremo a Grécia pode deixar a moeda comum, trazendo turbulências à zona do euro.
No cenário interno, os desdobramentos da operação Lava Jato continuam sendo o foco do mercado. Estão presos o presidente da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, as duas maiores construtoras do país. É o momento mais agudo da crise desde que as investigações tiveram início. Os depoimentos dos presos acontecem hoje e tem potencial explosivo.
“Os investidores deverão optar por posições defensivas nesse momento de instabilidade política no país agravada desde a última sexta-feira, buscando proteção na moeda americana em detrimento ao risco do mercado acionário”, diz em relatório Ricardo Gomes, especialista em câmbio da corretora Correparti.