Política

“O Brasil vive hoje o maior momento de crise de sua história”, diz Fábio Sousa

Redação DM

Publicado em 9 de abril de 2016 às 02:56 | Atualizado há 10 anos

Em discurso no Plenário da Câmara Federal, Fábio Sousa (PSDB) demonstrou sua preocupação com o cenário político e econômico brasileiro.  O deputado criticou o Governo Federal que, segundo ele, é responsável pelas inúmeras crises vividas atualmente e que colocaram o Brasil no pior momento de sua história.

Fábio Sousa afirmou que o nosso país vive hoje um momento inédito. “Estamos vivendo um momento que vai entrar na história da nossa Nação, em que pesquisas nos livros de história no futuro irão demonstrar o que está sendo vivenciado pelos deputados que aqui se encontram e pela população de um modo geral. Os Senadores serão chamados a participar dessa história logo, logo. A Presidência da República infelizmente entrou na história também”, disse ele, fazendo alusão ao processo de impeachment.

O deputado reiterou as inúmeras crises pelas quais o Brasil vem passando: política, econômica, de autoridade e moral. Fábio Sousa citou uma famosa frase de Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, que dizia que “pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo tempo”. “Nós estamos vivendo um momento em que a população brasileira decidiu não ser mais enganada”, afirmou referindo-se não apenas ao Governo vigente, mas à classe política inteira que precisa ser reformada.

Citando novamente Lincoln, Fábio Sousa lembrou outra frase: se você quer realmente conhecer a pessoa do jeito que ela é, dê a ela o poder. “E eu vou além: se você quer realmente saber como ela é, tente tirá-la o poder”, ironizou. O deputado criticou ainda o relacionamento do Governo Federal com os demais poderes. “São inúmeras as reclamações nesse sentido”.

Segundo o parlamentar, o Brasil vive hoje o maior momento de crise de sua história. “Há urgência e necessidade de que este Congresso Nacional, juntamente com a população e as organizações civis, tomem medidas necessárias para que haja uma recuperação de rumos, para que o Brasil volte a crescer”, explicou.

Fábio Sousa disse ainda que o Governo Federal “nem precisa de oposição”, pois suas próprias atitudes já fazem esse papel. Como exemplo, o deputado citou a Petrobrás, que há dez anos era cotada como uma das melhores empresas mundiais e hoje beira a falência.

Citando a recente descoberta de mais um escândalo mundial de corrupção, o Panama Papers, Fábio Sousa lamentou mais uma vez o envolvimento de brasileiros. “Evidentemente queremos que demonstrem se há culpa ou não, mas não deixa de ser mais um escândalo. E como todo escândalo político mundial, evidentemente, tem que ter envolvimento de brasileiros”.

Em relação à crise econômica, Fábio Sousa lembrou que o Brasil segue para o terceiro ano seguido de retração. “Nem nos momentos mais difíceis da economia brasileira, de inflação alta, que remontam à década de 40, houve situações como essa”, exclamou. Mostrando-se preocupado com o fechamento de mais de 100 mil micro e pequenas empresas no ano passado, o parlamentar alertou para os problemas que isso traz. “Elas forneciam recursos ao erário, porque pagavam seus impostos e geravam emprego e renda para a população, mas fecharam”.

Ao finalizar, Fábio Sousa criticou a atitude de outros parlamentares ao dizerem que o impeachment é golpe. “É aquela máxima de Goebbels, que uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade. É o que estão tentando fazer. Mas a verdade é que a situação é clara: o impeachment está na Constituição”, exclamou. Por fim, Fábio Sousa citou Gonçalves Dias. “A vida é luta renhida. Viver é lutar. A vida é combate que os fracos abate. Que os fortes e os bravos só pode exaltar. Vai chegar a hora dos brasileiros fortes e bravos serem exaltados por esta Casa e esta Casa vai exaltar, ouvindo o clamor popular dizendo basta à corrupção, à inoperância. Basta à incompetência. Basta ao Governo que não resolve nada. Basta a esse Governo que já acabou antes mesmo de começar”, encerrou, sendo aplaudido pelos colegas presentes no Plenário.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia