Maior palco do futebol goiano, Serra Dourada completa 50 anos
Datapage
Publicado em 11 de março de 2025 às 18:00 | Atualizado há 1 semanaO estádio Serra Dourada completou 50 anos no último domingo, 9. O Gigante do Cerrado é o estádio mais emblemático de Goiás e coleciona vários capítulos de orgulho ao estado.
Desde 9 de março de 1975, o maior palco do futebol goiano recebe estrelas mundiais do esporte. Jogadores como Pelé, Maradona, Zico, Romário, Ronaldo Fenômeno e Neymar já desfilaram no nosso gramado.
Ainda foi o estádio no qual Wendell Lira venceu o prêmio Puskas, pelo gol mais bonito de 2015, no duelo entre Goianésia x Atlético-GO.
Nesse sentido, também foi local de grandes partidas para os maiores clubes da capital.
Atlético-GO
Dentre os troféus levantados do Goianão, tem um lugar especial o de 2007, após 19 anos, no Serra Dourada lotado.
Goiás
– Empate em 4 x 4 com o Bahia em 1999, marcado pelo golaço de bicicleta de Fernandão;
– Final da Copa Sul-Americana de 2010, contra o Independiente;
– Palco do bicampeonato da Série B (1999 e 2012) e da maioria dos estaduais.
Vila Nova
– Conquista da Série C em 2015 (última vez que o estádio recebeu mais de 40 mil pessoas);
– Vitória por 5 x 3 sobre o Goiás, em 1999, quando perdia por 3 x 0;
Aliás, também proporcionou shows de Guns N’ Roses e Paul McCartney, além da visita do Papa João Paulo II.
Atualmente, o Serra Dourada promove jogos com maior destaque dos grandes do estado, como finais do Goianão ou até a semifinal entre Vila Nova x Goiás, no domingo, 16.
Por fim, o estádio deixará de estar sob o comando estatal e será administrado por uma empresa privada – ainda não definida – pelos próximos 35 anos. Com isso, o torcedor e o povo goiano espera o “ressurgimento” do Gigante do Cerrado através das reformas necessárias e, logo, a devida valorização do mesmo.
]]>