Política

Quem é Wolney Queiroz, nomeado por Lula para o Ministério da Previdência

DM Redação

Publicado em 3 de maio de 2025 às 09:20 | Atualizado há 1 dia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Wolney Queiroz Maciel, de 52 anos, para assumir o Ministério da Previdência, em substituição a Carlos Lupi. A nomeação de Queiroz ocorre após a saída de Lupi do cargo, sexta-feira (2), em meio ao escândalo envolvendo descontos irregulares em aposentadorias e pensões do INSS, investigados pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com o anúncio feito pelo Palácio do Planalto, a substituição de Lupi será formalizada em edição extra do Diário Oficial da União. A escolha de Queiroz mantém o status quo na pasta e reforça o vínculo com o PDT, partido ao qual o futuro ministro é filiado desde os 19 anos, e do qual Lupi é presidente, embora esteja de licença.

Wolney Queiroz é um nome conhecido na política. Natural de Caruaru, Pernambuco, ele exerceu seis mandatos consecutivos como deputado federal pelo PDT, entre 1995 e 2022. Na última eleição, Queiroz não conseguiu a reeleição, mas foi convidado para ocupar o cargo de secretário-executivo do Ministério da Previdência. Durante seu tempo na Câmara dos Deputados, Queiroz se destacou como líder de um bloco de oposição ao governo de Jair Bolsonaro, reunindo parlamentares de esquerda.

Sua trajetória política teve início em 1993, quando foi eleito vereador em Caruaru. No ano seguinte, assumiu seu primeiro mandato como deputado federal, aos 22 anos, sendo o parlamentar mais jovem do país na época. Em sua passagem pela Câmara, também presidiu as comissões de Educação e Cultura, além da comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

A nomeação de Wolney Queiroz tem como objetivo não apenas manter a continuidade do trabalho na pasta da Previdência, mas também apaziguar a insatisfação interna no PDT, garantindo a permanência do partido na base de apoio ao governo Lula.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias