Irã dispara mísseis contra Israel após ataque dos EUA a instalações nucleares em Teerã
Redação Online
Publicado em 22 de junho de 2025 às 07:30 | Atualizado há 1 mês
Mísseis lançados pelo Irã atingiram três regiões de Israel na manhã deste domingo (22/06), causando destruição e deixando pelo menos 23 feridos, segundo o serviço de emergência Magen David Adom. As explosões afetaram áreas residenciais de Tel Aviv, Haifa e Ness Ziona, com prédios severamente danificados e escombros espalhados pelas ruas.
Na capital econômica israelense, Tel Aviv, o bairro de Ramat Aviv registrou os maiores danos estruturais. O prefeito Ron Huldai afirmou que um dos prédios atingidos estava vazio por estar condenado à demolição. Apesar da violência da explosão, todas as pessoas que se abrigaram em locais seguros sobreviveram sem ferimentos graves.
O Irã lançou dezenas de mísseis horas após os Estados Unidos bombardearem três instalações nucleares estratégicas em seu território. As ofensivas americanas agravaram a escalada do conflito, iniciado no dia 13 de junho, envolvendo mísseis e drones em larga escala.
As forças de defesa de Israel informaram que sirenes soaram em todo o país, inclusive em Jerusalém, alertando para os disparos. O exército interceptou mais de 450 mísseis e cerca de 1.000 drones desde o início das hostilidades. Fragmentos de armamento foram localizados inclusive em áreas próximas ao porto de Haifa.
O confronto entre Israel e Irã, com envolvimento direto dos Estados Unidos, marca uma mudança no equilíbrio de forças no Oriente Médio. A ofensiva iraniana deste domingo evidencia o potencial destrutivo do embate e reforça o temor por uma escalada militar de alcance global.
Foto: Reprodução