Dois anos de tabu: Goiás encara Vila Nova no Derby do Cerrado
Léo Carvalho
Publicado em 15 de agosto de 2025 às 06:00 | Atualizado há 12 horas
O jogo entre Vila Nova e Goiás, neste sábado (16), às 18h30, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, terá peso extra para o Alviverde. Além de atuar fora de casa e sem o apoio presencial de sua torcida, o clube não vence o Tigrão em partidas oficiais — para ser bem exato — desde 23 de maio de 2023.
Para animar os jogadores do time Esmeraldino, a diretoria do clube promete oferecer uma premiação (o famoso “bicho”) maior que o oferecido em jogos comuns, caso o Goiás vença o Vila Nova. Nesta temporada, vale lembrar que o Verde já venceu seu outro rival, o Atlético Goianiense. A equipe Alviverde sabe que a vitória no clássico pode quebrar um jejum de derrotas diante do Vila Nova, além de ampliar a vantagem sobre os concorrentes diretos e consolidar o caminho de volta à elite nacional.
Liderança
Com 41 pontos, o Goiás não apenas lidera a tabela, como também ostenta uma das melhores campanhas defensivas e ofensivas do torneio, refletindo o equilíbrio entre solidez e efetividade. Por outro lado, quem acompanha o futebol goiano sabe que a diretoria do Tigre e seus fiéis torcedores não admitem derrota para o rival da Serrinha. Já são nove jogos sem perder para o Alviverde.
Para manter esse bom retrospecto, o Vila Nova, atualmente em 9º lugar com 30 pontos, aposta na força da torcida colorada, que deve lotar as arquibancadas com torcida única no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), sem falar que mais da metade dos ingressos foi vendida em poucas horas. O técnico Paulo Turra poderá contar com os retornos de Walisson Maia, Bruno Xavier e Jean Mota, peças que reforçam o setor defensivo e criativo do time.
Além da disputa por três pontos, o maior clássico do Centro-Oeste brasileiro é carregado de simbolismo. É um duelo em que estatísticas e posições na tabela frequentemente ficam em segundo plano, dando lugar à intensidade, rivalidade e imprevisibilidade típicas dos grandes clássicos regionais.
Escalações de Vila Nova x Goiás
Provável escalação do Vila Nova: Halls; Pedro Romano, Tiago, Weverton, Willian Formiga; João Vieira, Ralf, Dodô; Vinícius, Guilherme Parede e Ruan Ribeiro. Técnico: Paulo César Turra.
Provável escalação do Goiás: Tadeu; Diego Caito, Messias, Titi, Willean Lepo; Marcão, Juninho, Moraes; Jajá, Wellington Rato e Anselmo Ramon. Técnico: Vágner Mancini.