Cultura

Bon Odori celebra cultura japonesa em Goiânia

DM Redação

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 20:22 | Atualizado há 6 horas

Tempurá: igual é destaque no cardápio da 23ª edição de festa que comemora música, dança, culinária e artes japonesas - Foto:  Bon Odori/ Divulgação
Tempurá: igual é destaque no cardápio da 23ª edição de festa que comemora música, dança, culinária e artes japonesas - Foto: Bon Odori/ Divulgação

Evento espera reunir, nesta edição, pelo menos oito mil pessoas ao longo de duas noites. Segundo organizadores, festival terá transmissão pelas redes sociais 

A 23ª edição do Bon Odori acontece amanhã e sábado, 23, no Clube Kaikan, em Goiânia. O evento celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, com o tema “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”, e espera reunir cerca de 8 mil pessoas ao longo das duas noites.

Maior celebração da cultura japonesa em Goiás, o Bon Odori é promovido pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG), com correalização da Embaixada do Japão no Brasil e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). O festival também será transmitido ao vivo pelas redes sociais, mantendo o formato híbrido.

A programação inclui apresentações de música tradicional, danças típicas como odori e matsuri dance, além do grupo de tambores japoneses Taikô Kyoushin Daikô. A cantora Karen Ito retorna ao evento, ao lado do instrumentista Yuzo Akahori, que faz sua estreia. A condução será dos apresentadores Yudi Tamashiro, Ricardo Noguchi e Jhony Sasaki.

Gastronomia

Além das atrações culturais, o festival oferece uma grande variedade de pratos típicos da culinária japonesa, como sushi, sashimi, udon, yakisoba e guioza. 

Entre as novidades gastronômicas deste ano estão o kare pan, oniguiri de salmão com shimeji, dorayaki, jelly coffee e ichigo. Haverá ainda uma exposição de artes japonesas, com ambientação inspirada nos elementos tradicionais da cultura nipônica.

Em 2023, o Bon Odori foi considerado pelo embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, como “o maior e melhor do mundo”. Para 2025, a presença do ministro e enviado chefe de missão da embaixada do Japão, Tomoaki Ishigaki, já está confirmada.

Os ingressos para a primeira noite estão à venda pelo site www.bilheteriadigital.com, com preços a partir de R$ 65 (meia-entrada solidária, com direito a uma porção de guioza). 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia